Portugal
"Isto vai abalar a equipa do FC Porto", afirma Tiago Fernandes
2021-05-06 10:30:00
Ex-treinador leonino crê que equipa de Conceição vai entrar condicionada na Luz

Há um nervoso miudinho que mói dentro do peito dos adeptos. Cresce a ansiedade, a vontade enrolada na crença de que, em breve, se poderá gritar bem alto que o Sporting é campeão. A matemática não o permite mas o adepto verde e branco olha para o relógio com vontade de vê-lo avançar em segundos, minutos e dias para chegue o próximo jogo rapidamente. O querer chegar demora a atingir mas poderá ficar mais perto já nesta quinta-feira quando Benfica e FC Porto se defrontarem no Estádio da Luz.

Se o Benfica vencer ou empatar complicará as contas portistas do título e, do outro lado da Segunda Circular, a festa ficará praticamente com data marcada. Rúben Amorim já admitiu que, sem reservas, espera que o Benfica possa travar o FC Porto e Tiago Fernandes, antigo treinador do Sporting, alinha pela mesma lógica, acreditando que os jogadores azuis e brancos vão entrar condicionados no relvado da Luz, logo mais ao final da tarde, a partir das 18h30, quando Artur Soares Dias apitar para o início do clássico.

O ex-técnico verde e branco acredita que a vitória do Sporting em Vila do Conde, alargando para nove pontos de vantagem, à condição, "vai abalar a equipa do FC Porto". "Indiretamente ou inconscientemente, entram a nove pontos quando a margem é mínima", salientou o ex-treinador leonino.

Em declarações na RTP 3, Tiago Fernandes sustentou que estas coisas acabam por 'pesar' na cabeça dos jogadores, pois sabem que não podem ceder terreno sob pena de comprometerem ainda mais as contas do título, possivelmente de forma irremediável.

O FC Porto é, nesta altura, a única equipa capaz de travar os festejos leoninos de conquista de um título que está a quatro pontos de distância e quase 20 anos depois, a festa poderá voltar a Alvalade. Nas ruas, nas imediações dos estádios onde o Sporting tem jogado e no exterior dos hóteis, os adeptos não abrandam no apoio aos pupilos de Rúben Amorim. Já poucos conseguem segurar a euforia de algo que está perto e parece que já não escapa.

Tiago Fernandes já não tem dúvidas. "O Sporting vai ser campeão nacional porque merece", disse o ex-treinador, justificando que o leão fez por merecer para esta nesta posição a três jornadas de 'cair o pano'.

"É a melhor equipa do campeonato. O Sporting já merecia estar nesta posição há muito. É uma potência nacional muito grande, tem muitos adeptos. O Sporting é muito grande."

O ex-treinador leonino, que também tem um passado no clube ao nível da formação, Tiago Fernandes referiu ainda que "o Sporting está bem de saúde e faz falta ao desporto nacional o Sporting estar como está".

O leão precisa de somar mais quatro pontos para se sagrar campeão. A equipa de Rúben Amorim poderá, por isso, ficar a um ponto de distância, se o Benfica bater o FC Porto logo mais na Luz. Se der empate no clássico, o Sporting precisa de bater o Boavista na próxima ronda em Alvalade para a festa ser total.