Portugal
“Isto ultrapassou os limites do razoável", critica Octávio
2021-03-22 16:55:00
Octávio Machado espera castigos para Sérgio Conceição e Paulo Sérgio, que se envolveram numa troca de palavras

Depois do segundo golo do FC Porto, em Portimão, os treinadores do FC Porto e do Portimonense, Sérgio Conceição e Paulo Sérgio, respetivamente, envolveram-se numa acesa troca de palavras, que terminou com a expulsão de ambos. Octávio Machado considera que foram ultrapassados todos os limites.  

“Não foi bom para o futebol. Temos de dizer, porque é real, que raramente vemos situações a chegar a este ponto. Isto ultrapassou os limites do razoável”, referiu Octávio Machado, que recua no tempo e recorda alguns episódios de trocas de impropérios, entre bancos, que acabam por ser muito frequentes no futebol. 

“Eu assisti a muitas provocações, de banco para banco. Isso às vezes acontece. Fui expulso uma vez, em Guimarães, como treinador do Sporting, e fui multado em 50 mil escudos. E o árbitro dessa noite até estava numa casa de diversão no Porto, com dirigentes desportivos, a seguir ao jogo. Já tinha visto [discussões entre técnicos], mas nunca assisti a uma coisa com esta envergadura”, refere Octávio Machado, numa análise aos incidentes entre Sérgio Conceição e Paulo Sérgio. 

Para o antigo treinador do Sporting, há um caso que se pode comparar: o famoso incidente no túnel da Luz.  

Houve uma situação que se pode comparar com esta, no túnel do Estádio da Luz, num Benfica-FC Porto, onde foram alguns castigados, mas isto ultrapassou os limites do razoável. Envolve gente a mais e nem sei de onde veio tanta gente”, refere Octávio. 

O técnico, comentador da CMTV, destaca a postura dos jogadores, que acalmaram os treinadores e os dirigentes, quando deve por regra ocorrer o contrário.  

São os jogadores que vão acalmar os treinadores e os dirigentes, quando deveria ser o contrário. Lamento profundamente. É uma imagem que não é muito repetida no futebol português, mas por vezes acontece. E de forma grave”, destaca Octávio, que espera agora mão pesada da justiça. 

Vamos aguardar quais são as penalizações. Não podem ser as mesmas que em Inglaterra, porque os ordenados dos treinadores ingleses são diferentes. Mas, direi que a penalização deveria ser em função dos ordenados dos treinadores do FC Porto e do Portimonense”, defendeu 

Sérgio Conceição e Paulo Sérgio terão proferido insultos mútuos, durante o encontro entre os campeões nacionais e os algarvios, situação que deverá motivar castigos aos dois técnicos.