Portugal
“Isto não tem que ver com o Sérgio, mas com os muitos Sérgios”
2021-05-07 16:15:00
Pedro Barbosa critica ausência do técnico do FC Porto nas conferências de imprensa, mas encontra mais culpados

A ausência de Sérgio Conceição nas conferências de imprensa de antevisão do clássico com o Benfica e de análise desse encontro merecem críticas de Pedro Barbosa. O antigo futebolista, no entanto, não culpa apenas o treinador do FC Porto por situações do género. E entende que não será desta forma que se defende a competição. 

Isto não tem que ver com o Sérgio, mas com os muitos Sérgios. É lamentável este tipo de situação. Se queremos uma competição credível, em que se respeita o adversário, o público e a competição, é obrigatório, também na derrota ou no empate, dar a cara, falardizer ‘boa noitetinha muita coisa para dizer, vou embora’. Uma coisa do género. Qualquer coisa...”, sustentou o antigo internacional português, na TVI 24. 

Pedro Barbosa lamenta que não se tomem medidas que protejam os adeptos, e quem acompanha o fenómeno. E culpa os clubes, que não alteram regulamentos. “Mais uma vez, a nossa liga é a imagem dos clubes. Tudo o que está nos regulamentos das competições tem de ser aprovado em assembleia geral. E parece-me que este tipo de situações tem de ser claramente alterado”, assinala. 

Andamos há tanto tempo a dizer que as coisas têm de ser alteradas, mas os comportamentos mantêm-se. Fico triste, porque gosto de futebol, gosto do jogo. Não é possível todos ganharem, mas é possível ter respeito por todos”, complementa 

A ausência de Sérgio Conceição estará relacionada com um desejo de deixar o FC Porto? Pedro Barbosa não acredita e entende que diversos outros fatores pesarão mais, na hora de tomar uma decisão. 

“A vontade do FC Porto renovar existe – e isso é público, Pinto da Costa já o disse. Falta saber a vontade do Sérgio. Há uma ligação fortíssima entre o Sérgio e o FC Porto e isso pode ser uma vantagem de Pinto da Costa para apelar ao coração e à vontade. Mas não sei até que ponto isso pode ser possível. Haverá alterações na equipa, necessidade de vendas, uma série de circunstâncias que serão avaliadas”, defende 

Acresce que Sérgio Conceição levou o FC Porto bem longe, na Liga dos Campeões, e “está na montra” europeia. “Acredito que possa haver interesse de clubes. Sérgio disse que iria falar no fim. Veremos. Acho que a saída é uma possibilidade”, salienta Pedro Barbosa, insistindo que não associa ausências nas conferências de imprensa como um prenúncio de saída. 

O Benfica e o FC Porto empataram ontem no Estádio da Luz, resultado que desagrada aos dois clubes, que ficam mais longe dos objetivos que tinham definidos. Na ronda 31, o Benfica ficou arredado da luta pelo título após a vitória do Sporting em Vila do Conde, pelo que resta lutar pelo segundo lugar. Já os campeões nacionais alimentam esperança de superar os leões da liderança, cenário que ficou mais difícil com os dois pontos perdidos na Luz.