Portugal
"Indiquei o Pepe ao Sporting. Esteve à experiência e mesmo assim não quiseram"
2022-12-13 10:55:00
"Pepe pode jogar até aos 45 anos", refere antigo treinador e dirigente do Sporting Augusto Inácio

Pepe protagonizou no Campeonato do Mundo mais uma prova de superação, revelando uma forma física de destaque aos 39 anos e mostrando que 'velhos são os trapos', como diz o povo na sua sabedoria popular. Ainda que não seja propriamente um jovem, no que ao futebol diz respeito, o camisola 3 foi capaz de jogar em dificuldades devido a uma lesão num braço e isso leva a que sejam prestados elogios pelo comprometimento que o jogador ainda é capaz de dar com esta idade e depois de já ter alcançado vários troféus importantes no futebol.

Augusto Inácio, antigo treinador e dirigente do Sporting, diz que quando treinava os leões se deslocou ao Brasil para assistir a um jogo e notou qualidades no jovem Pepe, tendo-o recomendado ao Sporting. Porém, nessa altura, os responsáveis leoninos não avançaram para a sua contratação.

"Indiquei o Pepe ao Sporting. Ele tinha 17 anos. O Sporting não o quis. Depois ele foi para o Marítimo e esteve um mês à experiência no Sporting e mesmo assim com esse mês o Sporting também não o quis", lamentou Augusto Inácio.

Mais tarde, o central, já no Marítimo, realizou testes no Sporting durante quatro semanas, mas voltou a não ficar no Sporting. Na ótica leonina, era a segunda vez que Pepe estava no radar verde e branco. E novamente sem a concretização do negócio, um negócio que o Marítimo acabaria por fazer, mais à frente, com Pinto da Costa, que comprou Pepe aos insulares.

O resto da história é conhecida. Pepe fixou-se no FC Porto e daí seguiu para Madrid onde representou o Real e somou vários sucessos na 'casa branca'.

Após a saída da capital espanhola, Pepe ainda jogou no Besiktas antes de voltar à Invicta para, novamente, se tornar figura no onze azul e branco.

Augusto Inácio diz que sempre acreditou que Pepe poderia fazer uma carreira de alto nível. Só não contava que fosse jogar até tão tarde. Porém, aqui chegados, o antigo treinador verde e branco considera que o FC Porto tem jogador para ser atleta até aos "45 anos."

"Se me disserem se eu esperava que ele viesse a jogar até aos 39 anos, eu dizia que não. Mas eu acho que ele pode jogar até aos 45 anos", vaticinou Augusto Inácio.

Em declarações no canal de televisão A Bola TV, Inácio defendeu ainda a ideia de que o povo português deve ser grato ao que Pepe tem feito pela turma das quinas.

"Da maneira como ele está a jogar, da maneira como ele é, a liderança dele, o profissionalismo dele, a forma como ele também incentiva os colegas, é o grande capitão com Cristiano Ronaldo. Quando ele não está a jogar as defesas tanto do FC Porto ressentem-se e muito. Isto é um jogador carismático no futebol português e que merece a admiração dos adeptos", concluiu Augusto Inácio.