Vítor Bruno é o homem que se segue na cadeira de treinador do FC Porto. O até agora adjunto de Sérgio Conceição, fica com o cargo, pelo menos até 2026. Há vários dias que o nome de Vítor Bruno era apontado ao cargo. O FC Porto confirmou que é Vítor Bruno o seu novo treinador da equipa principal.
Carlos Freitas, antigo dirigente do Sporting, do Vitória de Guimarães, do SC Braga, entre outros emblemas, admite que as reservas que se colocam sobre Vítor Bruno acabam por ser naturais, como seriam com outro nome que fosse colocado por André Villas-Boas na cadeira de treinador.
“Qual seria o treinador que depois de uma vigência de sete anos não levantaria dúvidas relativamente ao seu sucesso?”, começou por questionar Carlos Freitas.
"Impossível pensar em Guardiola, Klopp ou nomes deste calibre"
“Eu acho que todos eles”, observou o agora comentador no Canal 11 da Federação Portuguesa de Futebol, onde o tema foi debatido, depois da saída de Sérgio Conceição dos azuis e brancos.
E sobre a passagem de Conceição pelos dragões, Freitas nota que “foi uma liderança marcante". "Ninguém está sete anos naquele lugar se não marcar uma era, digamos assim. Eu acho que, nesta altura, ter mais currículo, menos currículo…”, comentou Carlos Freitas.
Deste modo, salvo nomes como "Guardiola ou Klopp", Freitas entende que qualquer um levantaria reservas aos adeptos do FC Porto. “Partindo do princípio de que será sempre impossível a um clube português pensar em Guardiola, Klopp e nomes desse calibre, qualquer treinador levantaria dúvidas".
E Freitas adiantou também que qualquer treinador nestas condições e contexto "estaria sujeito a um julgamento muito incisivo no caso de ter um início de época periclitante".
“Há riscos mas haveria riscos com qualquer um”, apontou Carlos Freitas, certo de que “nada é antes de o ser". Ou seja, "se Vítor Bruno mostrar capacidades para o lugar, não há nada que não o recomende”.
Perfil. Quem é Vítor Bruno novo treinador do FC Porto?
Vítor Bruno assume o cargo de treinador do FC Porto. Trata-se da primeira experiência como treinador principal para aquele que foi durante mais de uma década o 'braço direito' de Sérgio Conceição.
Nesta altura, muitos se interrogam sobre quem é Vítor Bruno o novo treinador do FC Porto. O jovem treinador nasceu em Coimbra e foi aí que se licenciou, antes de iniciar funções em equipas técnicas do pai, Vítor Manuel, de Augusto Inácio e de Sérgio Conceição.