Portugal
"Há sempre uma tanga qualquer para justificar. A mim, não me fazem de parvo"
2023-08-02 12:50:00
"Defendem coisas que sabem que não é penálti", refere antigo jogador de futebol português Fernando Mendes

FC Porto e SC Braga defrontaram-se na pré-temporada num jogo de caráter particular, realizado à porta fechada no Olival, em Vila Nova de Gaia. O encontro terminou com vitória para os azuis e brancos, valendo um golo de Taremi, apontado através da marca de grande penalidade. Esse foi o moto para a conversa na CMTV onde Fernando Mendes aproveitou para comentar o contexto em que tem decorrido a pré-época dos azuis e brancos, clube que representou enquanto futebolista.

A somar aos comentários sobre o rendimento portista, o antigo jogador dos dragões também falou sobre a forma como alguns comentadores procuram falar e justificar quedas de jogadores portistas dentro das áreas adversárias. "Na pré-época é para treinar tudo, quedas e uma série de coisas que, às vezes, em termos de futuro, podem dar muito jeito", começou por dizer, prolongando-se depois.

"Não estou a dizer que eles treinam isso, mas fazem nos jogos. Como as outras equipas também fazem", admitiu Fernando Mendes, recordando que diante do Wolves, de Julen Lopetegui, Taremi protagonizou uma queda na área dos ingleses que parecia retirada de uns "desenhos animados".

"Parecia um lance de desenhos animados", recordou Fernando Mendes, deixando claro que vê qualidades como futebolista em Taremi e até gostaria de o ver de leão ao peito, a jogar pelo clube pelo qual Mendes torce.

"O que me custa não é o Taremi que é um jogador extraordinário, é tentarem escamotear situações que são ridículas. Tentam defender coisas que não têm defesa porque toda a gente vê", lamentou o antigo jogador de futebol.

"Arranjam sempre uma desculpa, o guarda-redes estava aqui, colocou o pé, há sempre uma tanga qualquer para tentar justificar", criticou Fernando Mendes, dizendo que não alinha nesta lógica de comentadores portistas.

"A mim não me fazem de parvo", garantiu Fernando Mendes, lembrando que foi jogador de futebol e sabe de muita coisa. "Nós sabemos como é que se faz isso, mas sabemos que há clubes que fazem mais do que outros, e defendem coisas que sabem que não é penálti", concluiu Fernando Mendes.

O FC Porto prepara a estreia oficial da temporada que está marcada para a próxima semana, dia 9 de agosto, em Aveiro, com a realização da final da Supertaça Cândido de Oliveira.

Os azuis e brancos vão medir forças contra o Benfica. As águias chegam ao duelo de Aveiro na condição de campeãs nacionais, enquanto que o FC Porto estará na partida como vencedor da Taça de Portugal.