Portugal
"Há muitas forças contra este clube"
2023-01-20 10:45:00
"Depois de se estar aqui é que se sente o que é ser FC Porto", refere antigo central azul e branco

O FC Porto promoveu uma iniciativa que reuniu os diversos capitães das equipas de formação do emblema azul e branco, que tiveram oportunidade de conviver e falar com Pepe, capitão da equipa principal, e Silvestre Varela, capitão da equipa B portista. Para Ricardo Silva, antigo jogador do FC Porto, deve valorizar-se este tipo de ação que acaba por permitir a passagem da mensagem azul e branca entre os escalões.

O antigo central diz que os mais jovens devem olhar para Pepe como uma "grande referência" e aconselha a que olhem para o compromisso do internacional português como "um exemplo". Deste modo, em declarações num programa de desporto do Porto Canal, Ricardo Silva destacou a necessidade de se colher ensinamentos de Pepe para colocar em prática no dia a dia das equipas de formação do dragão.

"O Pepe é uma grande referência, se calhar a maior referência que neste momento temos no FC Porto", assinalou o antigo central, realçando que ser capitão do FC Porto e envergar a braçadeira no braço do clube da Invicta acaba por conferir responsabilidades acrescidas pela forma como, diz Ricardo Silva, o clube enfrenta o contexto.

O antigo central dos azuis e brancos refere que o FC Porto é um clube de exigência "muito grande" e que enfrenta "muitas forças contra" quando está em competição.

"Ser capitão do FC Porto não é fácil porque é uma exigência muito grande. Há muitas forças contra este clube", observou o antigo jogador de futebol profissional.

Por outro lado, Ricardo Silva destacou que mesmo quem chega de fora da órbita azul e branca acaba por compreender a filosofia de trabalho e de compromisso que existe nas margens do rio Douro.

"Depois de se estar aqui é que se sente o que é ser FC Porto", conferiu Ricardo Silva, antigo central do emblema azul e branco, atualmente comentador do Porto Canal.

Os conselhos de Pepe

Na conversa que Pepe teve com todos os capitães da formação do FC Porto, juntamente com o capitão da equipa B, Silvestre Varela, o internacional português deixou vários conselhos.

"Tem de haver uma irmandade entre os capitães para poder ser mais fácil o relacionamento", indicou Pepe, sustentando que "os capitães têm de passar a mística para que os demais sintam a importância de representar um clube histórico, de muita exigência".

Pepe está há várias temporadas no FC Porto, clube ao qual regressou após vários anos a jogar no Real Madrid, tendo também registado uma passagem pelos turcos do Besiktas.