Antigo central campeão no Benfica, no FC Porto e no Sporting, Eurico Gomes nota que existe "muita confusão" na defesa das águias e diz que é chegado o tempo de Jorge Jesus mostrar o que vale.
"Os jogadores e as equipas não precisam de treinadores para falarem bem quando ganham. Precisam quando perdem para que a equipa cresça nas dificuldades. É aqui que ele terá de ser o treinador que os benfiquistas esperam", comentou Eurico Gomes.
Em declarações na Antena 1, Eurico Gomes culpa o treinador do Benfica por ainda não ter um onze base, andar a fazer uma rotatividade e nota que isso está a dificultar o plantel a nível mental.
"O Benfica tem jogadores que vão ficando ansiosos porque não sabem se vão ou não jogar na próxima jornada. Há treinadores que acham que a rotatividade a abrir as épocas é boa, para mim é péssima. Eu encontro o meu onze e depois, sim, lanço os que melhor jogarem e treinarem", explicou o ex-central internacional português que, recentemente, concedeu uma grande entrevista ao Bancada onde falou de vários temas.
O Benfica mudou muito o seu plantel para esta época, nomeadamente no centro da defesa onde Otamendi e Jan Vertonghen tem sido apostas mas para Eurico Gomes o ex-central do FC Porto ainda não mostrou classe de águia ao peito.
"Há muita confusão ali. O Otamendi não é o do FC Porto. Se fosse esse, nunca saíria do Manchester City. Nunca. Foi dispensado barato do Manchester City", afirmou Eurico Gomes, estranhando que os citizens tenham feito uma mudança de paradigma no centro da defesa, tal como o Benfica.
"Para eles virem buscar o Rúben Amorim pensam diferente do Benfica. Não é o Otamendi que saiu de Portugal. Não é um jogador que marque a sua diferença no jogo sob ponto de vista defensivo. É experiente mas há lá outros que estão há muitos anos", realçou Eurico Gomes, apontando ainda críticas ao facto de o argentino ser já um dos líderes do balneário.
"Tranformam um Otamendi fraco em final de carreira em capitão numa equipa com tradição secular", lamentou Eurico Gomes, criticando não apenas a defesa do Benfica mas também as debilidades ao nível do meio-campo.
"Com este buraco na zona central... o funil que vai ter ao guarda-redes. O Taraabt quer fazer tudo sozinho. O Weigl não corre muitos quilómetros mas se estivesse sozinho via mais", disse, lembrando que tanto o marroquino como o alemão "esquecem-se das costas" e acabam por gerar problemas para Vlachodimos.
Nesta entrevista à rádio pública, o ex-jogador do Benfica antecipou já o próximo duelo dos encarnados, no domingo, frente ao SC Braga e espera dificuldades para a turma de Jorge Jesus.
"O SC Braga está a fazer um bom campeonato em Portugal e vai fazer um belíssimo campeonato. O próximo jogo na Luz é uma incógnita. E porquê? Não sabemos o que este Benfica vale", disse Eurico Gomes, lembrando que "a direção fez uma ginástica extraordinária" para dara jogadores a Jorge Jesus.
"Foram buscar jogadores que entusiasmam os adeptos mas agora é preciso uma equipa", salientou Eurico Gomes numa análise ao Benfica que nas duas últimas partidas sofreu seis golos.