Portugal
"Guião estava escrito mas miúdos do Sporting estragaram o guião a quem o fez"
2021-06-09 15:25:00
Futre elogia Rúben Amorim pela forma como comunicou ao longo da temporada e como fez o Sporting campeão

Paulo Futre entende que o Sporting é um campeão com mérito e agora, passadas algumas semanas desde a conquista do título, o antigo internacional português faz o balanço da época. Mais a 'frio', Paulo Futre destaca a capacidade que os jogadores leoninos, muitos deles jovens da formação, conseguiram guiar o clube de Alvalade à conquista do título.

De todos os duelos e embates que o Sporting teve de disputar ao longo da temporada, toda ela jogada sem público face ao contexto pandémico, Paulo Futre diz que o jogo de Braga assume especial impacto na decisão do campeão nacional. "Toda a gente percebeu que aconteceu. O miúdo [Gonçalo Inácio] foi expulso aos 17 minutos, recebendo o segundo amarelo depois de um 'empurrãozinho'", lembra Futre.

O antigo futebolista, um dos mais destacados da sua geração, lembra que nesse jogo, antes da expulsão de Gonçalo Inácio, Fransérgio teve uma entrada "sobre o Palhinha e o árbitro [Artur Soares Dias] não o expulsou".

No fundo, diz Futre, "o guião estava escrito, mas os miúdos do Sporting estragaram o guião a quem o fez" e nessa partida, mesmo a jogar com menos um atleta durante grande parte do tempo, acabariam por vencer e amealhar três pontos num palco tradicionalmente complicado.

Como o grande obreiro da caminhada verde e branca, Paulo Futre destaca o nome de Rúben Amorim. "Fantástico e foi o verdadeiro diretor de comunicação do Sporting", disse.

Paulo Futre aproveitou, em entrevista ao Diário de Notícias, para realçar as capacidades de comunicar que o treinador foi revelando nas conferências de imprensa e na zona de entrevistas rápidas após as partidas.

Contratado em março de 2020, Rúben Amorim precisou de pouco mais de um ano em Alvalade para conduzir a equipa verde e branca ao título de campeão, coisa que escapava do clube há 19 anos.

Contratado por Frederico Varandas por 10 milhões de euros ao SC Braga, numa verba que acabaria por, posteriormente, aumentar, a aquisição do treinador Rúben foi muito contestada por parte de algumas figuras ligadas à história do Sporting, entre os quais antigos dirigentes leoninos.

Na primeira época, em Alvalade, Rúben Amorim orientou os leões a partir de março e acabou por conduzir o clube lisboeta ao quarto lugar numa temporada que teve uma longa paragem devido à covid-19. Nessa época, o FC Porto acabaria por se sagrar campeão, o Benfica ficou em segundo e o SC Braga em terceiro.

Na época 2020/21 o cenário pandémico prosseguiu mas a classificação alterou-se de forma significativa, com o leão a chegar ao topo, o FC Porto a cair para segundo lugar, o Benfica para terceiro e o SC Braga para quarto.