Portugal
Grémio e FC Porto oficializam transferência de Pepê
Redação
2021-02-18 17:35:00
Internacional olímpico brasileiro assina contrato válido até 2026

O FC Porto e o Grémio de Porto Alegre oficializaram a transferência de Pepê, numa nota publicada nos sites oficiais dos dois clubes. O acordo prevê a cedência de 100 por cento dos direitos económicos" do jogador, mediante o pagamento de 15 milhões de euros. O emblema brasileiro garante, no entanto, 12,5 por cento de uma mais-valia futura.

"O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense e o Futebol Clube do Porto informam, conjuntamente, terem chegado a um acordo para a transferência de 100 por cento dos direitos econômicos do atleta Pepê. O valor líquido da transação é de 15 milhões de euros, reservando-se ao clube uma mais-valia de 12,5 por cento em uma futura transação. O valor correspondente ao mecanismo de solidariedade será pago integralmente pelo Futebol Clube do Porto", pode ler-se, na nota divulgada há momentos.

Também o clube da Invicta divulga a mesma informação, acrescentando: "Aos 23 anos, o avançado oriundo do Grémio de Porto Alegre rubrica um vínculo com os dragões válido por cinco temporadas, até 2026, com uma cláusula de rescisão cifrada nos 70 milhões de euros. Pelos direitos desportivos do primeiro reforço para a época que se avizinha, o FC Porto desembolsa a quantia de 15 milhões de euros".

"Em cinco épocas ao serviço do emblema capital do Rio Grande do Sul, Pepê venceu três campeonatos gaúchos e participou em 86 jornadas do Brasileirão, durante as quais assinou 20 golos e 10 assistências. Na presente campanha às ordens de Renato Gaúcho, o avançado de 1,75 metros soma nove remates certeiros e cinco passes para golo. Na última edição da Taça dos Libertadores da América, Pepê atuou em oito partidas, marcou três golos e foi figura de destaque na caminhada do Grémio até aos quartos de final", adianta ainda o clube português.

Pepê, que conquistou a titularidade no emblema brasileiro após a saída de Everton para o Benfica, vai permanecer no Grémio "até o final do mês de junho, apresentando-se ao Porto no início do próximo período de transferências internacionais, a 1 de julho".

O jogador, que completa 24 anos na próxima semana, é o primeiro reforço assegurado pelo FC Porto para a temporada 2021/22. O jogador representou Foz do Iguaçú e Coritiba, antes de rumar ao Grêmio em 2016, para atuar na equipa de sub-20 do emblema de Porto Alegre.

Em 2017, estreou-se na equipa principal dos gaúchos e, desde então, tornou-se num dos principais protagonistas da formação comandada por Renato Gaúcho, somando 136 partidas e 31 golos. Na presente temporada, anotou 15 golos em 54 jogos, divididos por campeonato brasileiro, campeonato gaúcho, Taça do Brasil e Taça Libertadores.