Jogo do Povo
Gouveia. O futebol real de Yago na terra de Tó Madeira
2023-08-24 16:20:00
Entrevista a Yago Braga, jogador do CD Gouveia da Série C do Campeonato de Portugal

A vontade de vencer fala sempre mais alto quando o sonho da bola avança e não há frustração ou distância que trave quem quer alcançar o sucesso. Na vitória ou na derrota, que por vezes assola, todos traçam metas, objetivos e ambições. Há dias em que tudo corre bem, outros em que a bola bate nos ferros. O retângulo de jogo é quase como que uma metáfora absoluta da vida, onde não há dias iguais.

Uns dias são de derrota, outros de vitória, todos de crescimento e evolução, seguramente. E é com esse pensamento que Yago Braga trilha o seu caminho no Gouveia, protegido por uma montanha gigante da natureza que é a Serra da Estrela. Aos 21 anos, o menino nascido em Ubá, Minas Gerais, no Brasil, tem um Atlântico a separá-lo da família mas o foco e a força de ser alguém no futebol falam mais alto do que a "saudade". Aliás, sempre falaram, porque Yago Braga quer fazer uma carreira de sucesso.

"Como todas as crianças que sonham ser jogador de futebol, no começo foi tudo um pouco complicado e difícil. Eu saí de casa muito novo e as saudades da família apertavam. Mas consegui adaptar-me", confessa Yago Braga, em declarações ao Jogo do Povo, no Bancada.

Até ao momento, a carreira de Yago Braga não vem nas capas de jornais, nem faz as loas da multidão, mas o caminho é já longo, apesar de ser ainda um jovem.

"O meu primeiro clube foi o Volta Redonda RJ, depois o Resende RJ e, por último, antes de sair do Brasil, joguei no Rio Claro SP, onde disputei a Copa São Paulo de futebol junior", revelou o camisola 6 do Gouveia, clube que está de regresso aos campeonatos nacionais.

A cada partida de futebol, os adeptos vão ao estádio para ver a sua equipa a vencer. Yago Braga vai para batalhar pelo sonho que corre com a bola. Foi assim sempre, desde o começo, como conta.

"Desde muito novo acompanhava o meu pai quando ele jogava futebol e via os jogadores pela televisão. Eu falava que queria jogar também com eles", recordou Yago Braga, nesta entrevista ao Bancada, onde deu também conta que o desejo de ser jogador da bola funde-se no seu tempo de vida desde sempre. O futebol foi para Yago sempre a primeira escolha.

"Eu sempre quis ser jogador de futebol, desde muito novo não passou pela minha cabeça outra coisa que não fosse jogar futebol", admitiu o defesa, certo de que a vida segue interminável nos sonhos e nas ambições, mas também na coleção de amizades, afinal, uma das vitórias que o futebol também oferece.

"Não sabia que faria tantas amizades, muitos laços familiares com pessoas que nunca pensei conhecer. Isso é muito bom", confirma o jogador do Gouveia, que milita na Série C do Campeonato de Portugal.

Dedinho está aí para as brincadeiras

Yago Silva Braga não tem apelido sonante no futebol que abra portas. Todas as que se abriram devem-se ao seu esforço, ao seu trabalho mas também à sua forma de ser.

O pitbull ou dedinho, como é conhecido no balneário, nunca recusa uma "boa brincadeira", até porque, diz este fã de Neymar, ele é até o "mais resenha no vestiário".

Mas é sobretudo no trato cuidadoso e no carinho que empresta a todos que se cruzam consigo que faz valer as suas capacidades fora mas também dentro dos relvados.

Por isso, há conselhos e palavras que marcam para sempre e que fazem bem ao coração. "A melhor coisa que disseram de mim foi que eu era capaz de realizar todos meus sonhos, que só dependia de mim", confessou Yago Braga, certo de que são frases assim que dão ânimo e força para continuar a jornada pelo mundo da bola a este fã de um "churrasquinho brasileiro". Esse é, aliás, o prato que mais sente falta pelas terras da Serra da Estrela. 

No cenário de Tó Madeira, Yago é sempre Real

Falar do Gouveia é falar imediatamente em Tó Madeira, o icónico jogador do Championship Manager que ganhou popularidade mundial e fez história dos videojogos. Tó Madeira é um mito.

Quem jogou Championship Manager no início do século XXI conhece a lenda de Tó Madeira, o temível jogador que saiu do clube da Serra da Estrela e fez estragos nas defesas adversárias.

Tó Madeira era o jogador que todos queriam nos seus plantéis, era o jogador capaz de fazer sombra nos idos tempos a lendas como Luís Figo, Zidane ou Ronaldo no videojogo.

Flamenguista desde criança, Yago Braga assume ser também fã de videojogos e, na PlayStation, há sempre espaço para Yago alinhar virtualmente na 'casa branca'.

"Eu jogo sempre no Real Madrid", referiu o atleta, em entrevista ao Jogo do Povo, no Bancada, certo de que na consola ou na vida real há sempre jogadores complicados de travar.

Youtube Chelsea

Andrey Santos, brasileiro que joga nos londrinos do Chelsea, foi o "mais chato" que Yago Braga teve de travar. "Jogador complicado", disse sobre o médio contratado pelos 'blues' ao Vasco da Gama, do Rio de Janeiro.

Se Andrey tenta a sua sorte nas margens do Rio Tamisa, Yago tenta triunfar junto à Serra da Estrela, porque no futebol os craques serão sempre aquilo que souberem fazer quando a oportunidade aparece.