Portugal
Golo nos descontos dá ao Arouca empate com Vitória
2021-09-18 22:50:00
Pité assina o empate numa partida em que a formação de Guimarães esteve a vencer por 2-0

Odday Dabbagh e Pité saltaram hoje do banco de suplentes do Arouca para marcarem os golos que resgataram um ponto na receção ao Vitória de Guimarães (2-2), na sexta jornada da I Liga portuguesa de futebol.

Ricardo Quaresma deu o melhor início aos comandados de Pepa, ao inaugurar o marcador aos sete minutos, e Tiago Silva (72) dilatou a vantagem, mas as mexidas de Armando Evangelista surtiram efeito, com o palestiniano a reduzir na primeira vez que tocou no esférico (75) e Pité, aos 90+4, a selar a igualdade.

Os vitorianos entraram a ‘sufocar’ a formação arouquense, passando os primeiros minutos no meio-campo ofensivo, e acabaram por chegar à vantagem num lance individual de Marcus Edwards, que, na linha de fundo, serviu Oscar Estupiñan e o avançado ajeitou para o remate colocado de Ricardo Quaresma.

No reatamento, Estupiñan roubou o esférico a Basso, lançou Edwards na área, o inglês ofereceu o golo novamente a Ricardo Quaresma, só que o internacional português, de baliza aberta, atirou ao poste.

O Arouca procurou reagir, mas as tentativas de André Silva e Bukia encontraram as luvas de Matous Trmal e, aos 35 minutos, novo erro na saída arouquense, com Oscar Estupiñan a roubar a bola a Abdoulaye e a servir Ricardo Quaresma, mas o remate do extremo foi desviado para canto.

Já perto do intervalo, Händel ‘furou’ na área adversária e, à semelhança de Marcus Edwards, procurou servir um colega, com o esférico a ir parar caprichosamente às mãos de Fernando Castro, guardião que, segundos depois, fez bem a mancha quando Oscar Estupiñan surgiu isolado após novo erro defensivo dos locais.

Poucos minutos após o regresso dos balneários, Armando Evangelista procurou mudar o rumo dos acontecimentos, ao lançar Pité e Arsénio para os lugares de Mateus Quaresma e Eboué Kouassi, mas foi novamente o Vitória de Guimarães a ficar perto de marcar, num remate de Ricardo Quaresma por cima da trave, a última ação do extremo, rendido por Rúben Lameiras.

Os vimaranenses acabariam mesmo por aumentar a vantagem através de uma boa jogada no flanco esquerdo: Rafa Soares serviu Tiago Silva na área e o reforço vitoriano dominou de peito e atirou forte, apontando o primeiro golo com a camisola minhota.

O palestiniano Oday Dabbagh, recém-entrado, também não quis ficar atrás e, três minutos depois, aproveitou um mau passe de Jorge Fernandes para reduzir a diferença na ‘cara’ de Matous Trmal, estreando-se a marcar na primeira aventura na Europa.

O Arouca aumentou a pressão nos últimos minutos e, já em tempo de descontos, uma boa jogada de construção no flanco esquerdo ofereceu uma oportunidade a Pité, que entrou na área e disparou forte e rasteiro para o empate, resgatando um ponto precioso para os homens de Arouca e sentenciando o terceiro empate consecutivo dos vimaranenses.

Jogo no Estádio Municipal de Arouca.

Arouca – Vitória de Guimarães: 2-2.

Ao intervalo: 0-1.

Marcadores:

0-1, Ricardo Quaresma, 07 minutos.

0-2, Tiago Silva, 72.

1-2, Oday Dabbagh, 75.

2-2, Pité, 90+4.

Equipas:

- Arouca: Fernando Castro, Thales (Tiago Esgaio, 80), Basso, Abdoulaye, Mateus Quaresma (Arsénio, 59), Pedro Moreira, Eboué Kouassi (Pité, 59), Bukia (Bukia, 80), Eugeni (Oday Dabbagh, 71), Tiago Araújo e André Silva.

(Suplentes: Victor Braga, Brunão, Tiago Esgaio, Leandro Silva, Pité, Adílio, Arsénio, Or Dasa e Oday Dabbagh).

Treinador: Armando Evangelista.

- Vitória de Guimarães: Matous Trmal, Sacko, Jorge Fernandes, Abdul Mumin, Rafa Soares, Händel, André André (André Almeida, 78), Tiago Silva (Janvier, 87), Ricardo Quaresma (Rúben Lameiras, 66), Oscar Estupiñan (Bruno Duarte, 78) e Marcus Edwards.

(Suplentes: Bruno Varela, João Ferreira, André Amaro, Gui, André Almeida, Janvier, Rúben Lameiras, Herculano e Bruno Duarte).

Treinador: Pepa.

Árbitro: Nuno Almeida (AF Algarve).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Jorge Fernandes (23), Ricardo Quaresma (37) e Thales (54).

Assistência: 1.589 espetadores.