Com um ‘bis’ do reforço Fran Navarro, o Gil Vicente venceu hoje de forma convincente o Boavista por 3-0, na primeira jornada da I Liga de futebol, aproveitando as debilidades de um adversário com muitas limitações.
Numa entrada de rompante e explorando um centro da defesa contrária muito ‘macio’, o Gil Vicente marcou dois golos nos primeiros 25 minutos.
Logo aos três minutos, o ponta de lança espanhol Fran Navarro, um dos muitos reforços dos gilistas (ex-Valencia B), fugiu da marcação de Javi Garcia – adaptado a central – e rematou de fora da área, cruzado e colocado.
Só dava Gil Vicente e, ainda antes do segundo golo, Fujimoto (07) e Pedrinho criaram muito perigo (16).
Com muitas limitações por não poder inscrever jogadores devido a dívidas relativas à contratação do avançado Alberth Elis (apesar da FIFA ter levantado esta segunda-feira o impedimento), o Boavista, que apresentou apenas cinco jogadores no banco de suplentes, sentia muitas dificuldades em ligar uma jogada com princípio, meio e fim nesta fase.
Assim, não surpreendeu que fosse o Gil Vicente a ampliar a vantagem: Samuel Lino tabelou com Pedrinho e, à saída de Bracali, rematou para o poste mais longe (24).
O Boavista teve uma ligeira reação, passando a ter mais bola e a atacar mais, mas sem conseguir criar reais ocasiões para marcar, apesar de alguns remates com relativo perigo.
No segundo tempo, aos 49 minutos, Fujimoto ‘rasgou’ a defesa boavisteira com um grande passe, mas Fran Navarro não conseguiu ultrapassar Bracali.
Pouco depois, o guardião brasileiro de 40 anos fez uma enorme defesa a remate de Samuel Lino (55), após uma perda de bola infantil de Luís Santos, mas no canto consequente nada pôde fazer para parar a entrada fulgurante de cabeça de Fran Navarro (56).
Sinal das limitações dos boavisteiros, o treinador João Pedro Sousa só fez a primeira substituição aos 80 minutos, sendo que, poucos segundos depois de entrar, Reisinho cabeceou para defesa difícil de Kritciuk.
Aos 90+3, foi Gustavo Sauer a pôr à prova os reflexos do guardião russo dos minhotos, que segurou a vantagem de três golos que permite aos gilistas colocar-se junto do duo Tondela e Sporting, que venceram pelo mesmo resultado, no topo da tabela classificativa.
Estádio Cidade de Barcelos.
Gil Vicente – Boavista, 3-0.
Ao intervalo: 2-0.
Marcadores:
1-0, Fran Navarro, 03 minutos.
2-0, Samuel Lino, 24.
3-0, Fran Navarro, 56.
Equipas:
- Gil Vicente: Kritciuk, Zé Carlos (Hackman, 86), Lucas, Rúben Fernandes, Talocha, Vítor Carvalho, Pedrinho (Jean Irmer, 86), Fujimoto, Bilel (Murilo, 67), Samuel Lino (Matheus Bueno, 74) e Fran Navarro (Liberal, 86).
(Suplentes: Brian, Diogo Silva, Hackman, Henrique Gomes, Caiado, Jean Irmer, Matheus Bueno, Murilo e Liberal).
Treinador: Ricardo Soares.
- Boavista: Bracali, Malheiro, Jackson Porozo, Javi Garcia, Hamache, Gustavo Sauer, Sebastian Perez, Reymão, Luís Santos, Morais (Reisinho, 80) e Yusupha (Fran, 85).
(Suplentes: João Gonçalves, Reisinho, Berna, Fran e De Santis).
Treinador: João Pedro Sousa.
Árbitro: Cláudio Pereira (Aveiro).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Gustavo Sauer (53), Bilel (63), Pedrinho (69), Sebastian Perez (79), Matheus Bueno (79), Jackson Porozo (83).
Assistência: 2.014 espetadores.