Rúben Semedo terá agora oportunidade de concretizar a profecia de Jorge Jesus ao serviço do CF Villarreal
Está consumado. Rúben Semedo deixa o Sporting rumo ao CF Villarreal a troco de 14 milhões de euros. É muito? É pouco? A subjetividade da questão leva-nos a colocar a transferência noutro patamar, também pertinente, mas mais factual. O jovem central acaba por sair do clube de Alvalade como mal amado e sem concretizar a “profecia” de Jorge Jesus de chegar à Seleção Nacional.
“Mais ano ou menos ano, Rúben Semedo vai ser o futuro central da seleção portuguesa, mas sem dúvidas nenhumas”, chegou a afirmar, entusiasmado, o treinador do Sporting, numa fase de maior fulgor leonino, já perto do final da última temporada quando os verde e brancos discutiam o título de campeão palmo a palmo com o Benfica.
Apesar de o Sporting não ter conseguido conquistar o campeonato, a esperança de Jorge Jesus em Rúben Semedo não esmoreceu. Quatro meses depois da primeira declaração elogiosa, o treinador voltou a sublinhar: “Não vai demorar muito tempo para o Rúben Semedo também ser chamado à Seleção. Isto é fruto do trabalho da formação do Sporting, que produz muitos ativos e depois com um treinador que saiba potencializar isso torna-se mais fácil.” O reforço do entusiasmo do técnico teve lugar quando Gelson foi chamado pela primeira vez aos eleitos de Fernando Santos no final de setembro do ano passado.
A verdade é que muita coisa mudou. Esta época revelou-se desoladora para os lados de Alvalade e Rúben Semedo acabou por ver a confiança do treinador beliscada fruto de uma temporada bastante irregular. Face a alguns erros, Jorge Jesus perdeu a paciência e chegou a alternar a titularidade entre Semedo e Paulo Oliveira. Ou seja, percebeu-se que o jovem central não estaria nesta altura a evoluir de acordo com as expetativas de Jorge Jesus, que por diversas vezes mostrou desagrado perante intervenções do defesa central no decorrer dos jogos.
Como resultado da irregularidade exibicional, o camisola 35 acabou a temporada com constantes vaias dos adeptos, em particular das claques, que até através de tarjas mostraram insatisfação.
De Reus a Setúbal
O percurso de Rúben Semedo, oriundo Futebol Benfica, foi marcado por altos e baixos em Alvalade. Altos e baixos que afetaram o seu trajeto na equipa B e o levaram a viajar até Espanha, o mesmo é dizer até Reus, onde evoluiu na segunda divisão do país vizinho na época 2014/15. Regressou depois ao Sporting, mas por pouco tempo. Novo empréstimo levou-o até Setúbal onde atingiu um nível exibicional que despertou a atenção de Jorge Jesus ao ponto de, a meio da temporada, o responsável técnico leonino ter resolvido resgatá-lo de volta a Alvalade.
Esta época, Rúben Semedo totalizou 24 jogos correspondentes a 2090 minutos de leão ao peito, sem qualquer golo marcado na Liga e duas expulsões, diante de Boavista e GD Chaves. Realizou somente um jogo para a Taça de Portugal e seis relativos à Liga dos Campeões. Agora, segue-se uma nova etapa, de novo por terras de Espanha, embora noutro patamar. O CF Villarreal terminou a liga espanhola espanhola em quinto lugar, atrás de Real Madrid, Barcelona, Atlético de Madrid e Sevilla FC.
Identidade e números
Nome: Rúben Afonso Borges Semedo
Data de nascimento: 4-4-1994 (23 anos)
Naturalidade: Amadora
Nacionalidade: Portugal e Cabo Verde
Altura: 1,89m
Peso: 83 kg
Jogos na Liga em 2016/17: 24/2 cartões vermelhos
Jogos na Taça de Portugal: 1
Jogos na Liga dos Campeões: 6