Paulo Futre não acredita que uma eventual Liga ibérica possa avançar. Nesse sentido, o ex-internacional crê que o futebol português acaba, se meterem “os três grandes lá fora”.
A última jornada do campeonato português ficou marcada por assistências modestas nos estádios da I Liga.
Além disso, num dos jogos, em Vila do Conde, o Rio Ave x Benfica decorreu num estádio onde existe apenas uma bancada.
Por outro lado, a transmissão foi efetuada de um ângulo onde não existe bancada, nem público, apenas umas lonas e terra.
Futebol português acaba com grandes lá fora?
Assim, o tema de uma eventual Liga ibérica foi debatido no canal V+. E foi aí que Paulo Futre admitiu que se Benfica, FC Porto e Sporting fossem jogar para uma Liga ibérica, era o fim do futebol português.
“Metes os três grandes lá fora, acabas com o futebol português”, prevê Paulo Futre, que admite que nem programas de comentário desportivo existiram nas televisões.
“Nem programas de televisão tínhamos”, resumiu o antigo internacional português sobre a ideia de uma Liga ibérica falada naquela canal de televisão.

Recorde-se que a I Liga tem 18 clubes a competir, sendo que dois descem à II Liga de forma direta, enquanto que o antepenúltimo classificado joga um play-off contra o terceiro classificado da II Liga.
Quem vencer esse duelo, fica apurado para a edição seguinte do campeonato português. Esta é uma situação que decorre há vários anos.
Todavia, há pouco tempo, eram apenas 16 clubes, mas há quem pretenda reduzir ainda mais o número de equipas na I Liga.
Já se ouviram vozes a pedir um campeonato com 12 equipas e com mais voltas, de modo a ter mais confrontos que geram expectativa enorme.
Por outro lado, há quem dê ideias e queira revolucionar as competições em Portugal, isto numa altura em que aumentou o número de jogos das seleções mas também na Champions.
Antes, recorde-se, a Liga dos Campeões tinha uma fase de grupos com seis jogos. Contudo, a nova Champions promoveu mais jogos na fase de grupos. Ou seja, agora são oito jogos que cada equipa realiza.
Por outro lado, alguns clubes ainda disputam um play-off para quem não se apurar diretamente para as rondas a eliminar.
No fundo, o futebol está em mudanças e há quem as queira também em Portugal. No entanto, como dá para ver, não é um tema consensual.
Nesse sentido, Paulo Futre espera para ver mas avisa já que o futebol português acaba, se meterem “os três grandes lá fora”.