Portugal prepara os oitavos de final do Euro2024. Mas na memória ainda está a derrota diante da Geórgia, por 2-0, no fecho da fase de grupos. Roberto Martínez aproveitou para rodar vários jogadores e colocou em campo atletas que não tinham muitos minutos na competição. O desaire travou a euforia criada e Carlos Barbosa da Cruz aponta erros ao selecionador por se deixar ir "na conversa" de um país "dominado por máquinas propagandísticas do Benfica e Gestifute".
Barbosa da Cruz e a "máquina propagandística do Benfica e Gestifute"
"Como se sabe, o futebol português é dominado por duas máquinas propagandísticas, cujo propósito é inflacionar o valor dos jogadores, com vista a fazer negócios. Estou a falar do Benfica e da Gestifute", referiu o antigo dirigente do Sporting, velando críticas a Roberto Martínez.
"Este selecionador foi na conversa dos números e o desfecho foi levar para a Alemanha jogadores que não estavam bem e outros que não eram bons, mas tinham bons padrinhos", criticou o atual presidente do Grupo Stromp, em artigo que assina no Record.
Assim sendo, Carlos Barbosa da Cruz nota que o desfecho não o deixou admirado dado que alguns dos convocados são "jogadores que se vendem caro, ou de quem se diz que valem muito, não são infalivelmente as melhores opções; serão, isso sim, as mais fáceis".
"Como se sabe, o futebol português é dominado por duas máquinas propagandísticas, cujo propósito é inflacionar o valor dos jogadores, com vista a fazer negócios. Estou a falar do Benfica e da Gestifute"
Em todo o caso, o advogado tem a confiança de que a Seleção Nacional retome o caminho das vitórias já na segunda-feira, dia 1 de julho, diante da Eslovénia, nos oitavos de final do Euro2024.
"Contra tudo e contra todos, incluindo o seu próprio selecionador"
"Resta a confiança de que o núcleo duro da Seleção tenha força anímica de exorcizar este trauma e consiga singrar neste Europeu", vaticinou Carlos Barbosa da Cruz.
O sportinguista mostrou-se ainda confiante de que o grupo dará a volta por cima "contra tudo e contra todos, incluindo o seu próprio selecionador".
As opções de Roberto Martínez têm gerado críticas em Alvalade, desde que se ficaram a conhecer os convocados para o torneio de seleções.
Pedro Gonçalves ou Francisco Trincão não foram chamados para o Campeonato da Europa e há mesmo quem entenda que, no caso de Pote, "se os 23 jogadores de campo se lesionassem, o Pote não era convocado à Seleção".