Portugal
"Futebol é uma atividade económica que tem de ser ajudada", diz Liga
2020-12-30 13:30:00
Liga espera que público volte aos estádios em janeiro

A Liga espera que em janeiro os adeptos possam ter autorização para voltarem aos estádios de futebol, aguardando a entidade liderada por Pedro Proença essa 'luz verde' por parte do Governo e das autoridades de saúde.

"Com a vacina a ser administrada acreditamos que as medidas vão começar a permitir que paulatinamente exista público nos estádios", afirmou Sónia Carneiro.

A diretora executiva e coordenadora da Liga referiu ainda que a Liga aguarda por apoios do Governo, nomeadamente com as verbas que vão ser encaminhadas desde a Comissão Europeia para que os países consigam ultrapassar as dificuldades económicas provocadas pela covid-19.

"Decorrem conversas com o Governo. Não nos podemos esquecer do impacto do futebol profissional no PIB. Esta atividade económica tem de ser ajudada", apelou Sónia Carneiro.

A diretora executiva e coordenadora da Liga destacou ainda os prejuízos que os clubes têm sentido devido à ausência de público nas bancadas, mas também à perda de venda de produtos de merchandising, quotas dos associados e uma diminuição dos patrocínios.

Sónia Carneiro explicou ainda que os clubes necessitam de apoios também por conta das competições das camadas jovens que estão paradas e, com isso, acabarão por refletir em perdas futuras para os emblemas.

"Na formação começamos a descobrir os grandes talentos. Os nossos clubes nos próximos anos vão estar impedidos de receber estes jogadores. É importante que a pandemia abrande para que as medidas relacionadas com o desporto, e não falo só sobre futebol, [permitam o regresso do futebol] sob pena de hipotecar o talento do país nas camadas jovens", disse Sónia Carneiro, na TSF.

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, quer que a chamada "bazuca" europeia seja enviada aos países o quanto antes para que estes a possam aplicar em vários setores económicos.

"Acordo sobre o Quadro Financeiro Plurianual e o Pacote de Recuperação 'NextGenerationEU': Podemos começar agora com a implementação e reconstruir as nossas economias", anunciou Charles Michel, recentemente, na sua conta oficial na rede social Twitter.

Tags: