Portugal
"Fransérgio deu um miminho e o Rafa fez algum teatro", diz Vítor Manuel
2021-03-22 11:25:00
Ex-treinador do SC Braga lamenta expulsão do médio que, em seu entender, condicionou jogo da equipa de Carvalhal

A expulsão do centrocampista Fransérgio por acumulação de amarelos no embate entre SC Braga e Benfica, no domingo, tem gerado indignação entre os responsáveis bracarenses.

Se António Salvador, presidente do emblema minhoto, entre lembranças de que "muito milhão está em jogo" na ponta final do campeonato, criticou o trabalho de João Pinheiro no Municipal de Braga, o diretor de Comunicação dos arsenalistas, Alexandre Carvalho, também não poupou nos reparos ao trabalho do árbitro, insinuando mesmo, recorrendo à ironia, que o juiz realizou o “escrupuloso cumprimento da missão”, levantando suspeitas sobre a atuação do árbitro da Associação de Futebol de Braga.

Já Vítor Manuel, antigo treinador do SC Braga, também não compreende como é que o árbitro João Pinheiro expulsou o capitão bracarense, lamentando que tal tenha acontecido, acabando por deixar a turma de Carlos Carvalhal a jogar mais de meia parte com uma unidade a menos frente ao Benfica, de Jorge Jesus.

"Tenho que dizer isto para ficar bem com a minha consciência. Há excesso de zelo do árbitro. O Fransérgio dá um miminho com a ponta da bota, não há intenção de magoar e o Rafa Silva fez algum teatro", comentou Vítor Manuel.

Para o antigo técnico dos minhotos, há "exagero" na ordem de expulsão dada por João Pinheiro ao médio Fransérgio ainda na primeira parte, após ter completado uma série de dois cartões amarelos no jogo e ter visto vermelho.

O Benfica saiu de Braga com os três pontos e no terceiro lugar do campeonato, ultrapassando o emblema arsenalista, mantendo distâncias para FC Porto (segundo) e Sporting (primeiro).

Apesar de o SC Braga ter caído em duas jornadas do segundo lugar para o quarto, sendo ultrapassado, primeiro, pelo FC Porto e, agora, pelo Benfica, Vítor Manuel acredita que ainda tudo está em aberto na luta pelos objetivos nesta I Liga.

Reconhecendo que o Sporting, que comanda com mais 10 pontos que o segundo classificado, tem uma margem folgada, Vítor Manuel sustenta que a qualquer momento as coisas podem mudar.

"O Sporting tem vantagem e só se houver uma catástrofe. Penso que é quase impossível mas impossível é não tentar", disse Vítor Manuel, de 68 anos, na A Bola TV, em relação à luta pelo título, da qual não descarta ainda FC Porto, Benfica e mesmo o SC Braga.

Apesar disso, na equação do que falta jogar neste campeonato, Vítor Manuel fez questão de realçar que o FC Porto tem ainda a Liga dos Campeões que poderá gerar alguma incerteza pela fadiga que trará ao plantel.

"O FC Porto tem um plano B, quer chegar ao A mas tem o Benfica a morder-lhe os calcanhares. O FC Porto tem de ir à Luz e o SC Braga ainda não está fora da equação."