Portugal
Francisco J. Marques acusa SIC de “antiportismo doentio e vergonhoso”
Redação
2021-03-21 14:35:00
Diretor de comunicação do FC Porto reage a uma pela daquela estação e lembra o fim dos programas de adeptos

O diretor de Comunicação do FC Porto recorreu às redes sociais para reagir a uma peça da SIC, onde é repetido que os campeões nacionais conquistaram uma vitória em Portimão “oferecida pelos jogadores do Portimonense”. 

Em causa o facto de os golos da equipa de Sérgio Conceição – que venceu o conjunto de Portimão por 2-1 – terem resultado de dois autogolos de jogadores algarvios. Para a SIC a nossa vitória em Portimão foi oferecida pelos jogadores do Portimonense”, escreve Francisco J. Marques, num tweet onde destaca o facto de a ideia ter sido repetida por diversas vezes, em diferentes blocos noticiosos da SIC. 

Foi dito e redito, pelo menos quatro vezes”, salienta o responsável portista, que fala em má-fé de quem redigiu a peça e aponta mesmo que o teor do texto teve o propósito de desvalorizar a conquista azul e branca, no encontro deste sábado. Isto é mesmo má-fé, uma vergonha e mais uma vez a SIC vai fingir que não tentou uma torpe manipulação. A responsabilidade é da direção de informação”, aponta Francisco J. Marques.  

O diretor de Comunicação do emblema da Invicta lembra a decisão da direção daquele canal, quando decidiu extinguir programas de adeptos, por considerar que os mesmos transportam “toxicidade” para o debate televisivo, no âmbito do futebol. Para Francisco J. Marques, esta atitude daquele canal "é mais tóxica" do que qualquer programa de debate sobre o desporto-rei.

A mesma direção de informação que se andou a gabar de extinguir os programas tóxicos, mas é muito mais tóxica, com um antiportismo doentio e vergonhoso. Este texto não é jornalismo e na SIC sabem que não é jornalismo, mas usam-no. Não têm mesmo vergonha na cara”, completa Francisco J. Marques. 

Recorde-se que a SIC tirou da sua grelha todos os programas em que participavam personalidades que, na condição de adeptos, defendiam as cores de Benfica, FC Porto e Sporting, num modelo que é replicado noutras estações. Também a TVI tomou a mesma decisão, ao contrário de outros canais que continuam a exibir programas do género.

O FC Porto venceu ontem o conjunto de Portimão, por 2-1, em partida disputada no Algarve, resultado que deixa os portistas a 10 pontos do Sporting, que também venceu. Os dragões poderão, por outro lado, reforçar o segundo lugar, de acesso direto à Champions, uma vez que as duas equipas que os perseguem – SC Braga e Benfica – defrontam-se neste domingo.

O jogo de ontem em Portimão ficou marcado pela polémica entre os treinadores Sérgio Conceição e Paulo Sérgio. O treinador do FC Porto assume exageros, mas fala da forma intensa como vive os jogos. Já Paulo Sérgio, treinador do Portimonense, criticou o seu colega de profissão.