O defesa da seleção sub-20 fez um balanço positivo da participação no Mundial e analisou o próximo adversário
A seleção nacional sub-20 já está em Daejeon, cidade onde vai defrontar a seleção uruguaia no próximo domingo, em jogo dos quartos de final do Mundial sub-20, e Francisco Ferreira só pensa em vencer, para colocar Portugal como uma das últimas quatro seleções em prova.
“Agora, o nosso sonho é vencer o Uruguai. Não queremos pensar mais à frente. Neste momento, temos de ir jogo a jogo, pensar primeiro no Uruguai e saber que, se os derrotarmos, estamos nas quatro melhores seleções do mundo”, disse Francisco Ferreira em declarações reproduzidas pelo site da Federação Portuguesa de Futebol, explicando que “o Uruguai é uma equipa muito compacta e que se sente confortável a defender. Entrega a iniciativa de jogo ao adversário para depois jogar mais no contra-ataque. É o que me parece do que tenho visto. Ainda não fizemos uma análise completa ao nosso adversário. Vai ser um jogo diferente daquele que tivemos com os coreanos porque eles gostavam muito de ter bola. É uma equipa formatada nesse sentido. O Uruguai gosta mais de a entregar para depois jogar no erro”.
A propósito da forma de jogar da seleção uruguaia, Francisco Ferreira explicou também a principal diferença que se sente ao disputar um Mundial. “A grande diferença em relação aos Europeus é o futebol. No futebol europeu, as equipas gostam mais de ter a bola. No Campeonato do Mundo já não é assim, há equipas que gostam e outras que não gostam. Umas gostam de jogar mais em transições rápidas, outras gostam de pausar o jogo. Apanhamos diferentes tipos de futebol”, afirmou.
O defesa do Benfica fez ainda um balanço positivo da participação de Portugal na prova. “Estamos a promover-nos, a promover o jogador português e o próprio futebol português. Estamos a representar muito bem a nossa seleção. Quem tem acompanhado o percurso desta geração sabe que nós temos uma equipa muito forte e de grande valor. Estamos a mostrá-lo”, considerou.
A partida frente ao Uruguai está marcada para o próximo domingo às 10h de Portugal Continental, 18h na Coreia do Sul.