Portugal
"FPF devia colocar o sistema de fora de jogo como na Champions, aquela cortina"
2023-10-31 16:45:00
"Temos na Champions League, tivemos no Mundial", refere antigo jogador Pedro Henriques

O Sporting é líder do campeonato mas alguns jogos dos leões têm feito correr muita tinta por conta das linhas de marcação de fora de jogo. Num encontro diante do Casa Pia, o próprio Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol reconheceu que o golo validado a Paulinho não deveria ter sido confirmado pelo VAR. Agora, diante do Boavista, um golo anulado aos axadrezados tem dado que falar por conta da colocação das linhas de fora de jogo.

Para Pedro Henriques, a solução passaria por adotar o sistema que a FIFA adotou no Mundial e a UEFA tem na Liga dos Campeões, por exemplo. A ideia do antigo futebolista é que aos espectadores sejam dadas imagens em "cortina" para que estes possam perceber que parte do corpo do defesa serviu para fixar as linhas que determinam que os atacantes estão em posição irregular.

 "Eu acho que é muito mais caro, mas acho que a Federação Portuguesa de Futebol deveria tentar fazer um esforço de colocar o sistema de fora de jogo como temos na Champions League, tivemos no Mundial", desafiou o antigo jogador de futebol.

Em declarações na Sport TV, o ex-atleta profissional disse que esse sistema permite tirar as dúvidas que possam existir. "Aquela cortina", indicou Pedro Henriques sobre o mecanismo que gostaria de ver implementado.

"Aqui não consigo identificar qual é a referência do defesa", disse ainda Pedro Henriques sobre o sistema de deteção de fora de jogo que é usado na I Liga por parte da Federação Portuguesa de Futebol.

A este propósito, recorde-se, o conhecido associado do Sporting André Pinotes Batista já tinha deixado a sua opinião, lembrando que a estadia do Sporting no primeiro lugar do campeonato "incomoda".

"Eu sei que o Sporting ir em primeiro lugar incomoda, queremos ver problemas em todas as linhas", afirmou André Pinotes Batista, realçando que, no futebol nacional, "isto é um vício".

No Estádio do Bessa, recorde-se, aos 81 minutos, o avançado boavisteiro Bozeník rematou para o fundo da baliza dos leões naquele que seria o 1-1. No entanto, o golo do clube portuense foi anulado pelo VAR, que deu indicações ao árbitro, em campo, de que o jogador do Boavista estava em posição de fora de jogo de 27 centímetros.

A colocação das linhas rapidamente levantou dúvidas entre os adeptos e alguns deles, sobretudo rivais do Sporting, tem criticado que se tenha anulado o golo. Já sportinguista, por seu lado, como deu conta Pinotes Batista, preferem confiar naquilo que tem sido o mecanismo implementado há vários anos no futebol nacional.