Portugal
Final de loucos e Portugal é campeão da Europa sub-19 (Vídeo)
2018-07-29 20:00:00
Portugueses conquistam esta prova pela primeira vez.

Portugal conquistou, neste domingo, o Europeu sub-19. Com este título, Portugal conquista esta prova pela primeira vez, depois de ter perdido as finais em 2003 – precisamente frente aos italianos –, 2014 e 2017. Esta geração é, ainda, a primeira a conseguir conquistar o Europeu sub-17 e, dois anos depois, a prova de sub-19.

Na Finlândia, a equipa portuguesa bateu a Itália, por 4-3, após prolongamento, num jogo louco. Portugal esteve a vencer por 2-0, com um golo de Jota, pouco antes do intervalo, e um de Trincão, já nos últimos 20 minutos, mas os italianos chegaram ao 2-2, em apenas dois minutos, e levaram o jogo para prolongamento. Aí, Jota começou por fazer o bis, mas Scamacca empatou pouco depois. Pedro Correia, recém-entrado na partida, acabou por dar o título europeu a Portugal.

Começou torto, mas…

Em Seinajoki, perto da costa ocidental da Finlândia, esta final até começou torta, com a lesão do médio Miguel Luís, no aquecimento. Pina foi chamado para entrar para o trio de meio-campo, subindo Florentino para jogar num dos vértices mais ofensivos do triângulo, ao lado de Quina.

Portugal começou bem o jogo, com cinco oportunidades de golo nos primeiros 20 minutos e mais algumas até ao final da primeira parte. Tantas vezes lá foram, que acabaram por ser felizes. Aos 45+1, João Filipe “matou” no peito o passe de Trincão, à entrada da área, e rematou de pé direito, num lance em que Plizzari foi bastante mal batido.

Aos 72 minutos – e já depois de algumas oportunidades desperdiçadas –, Trincão fez a recarga a um remate de João Filipe e, pensou-se, deu tranquilidade aos portugueses. Era pura ilusão, dado que Moise Kean bisou em apenas dois minutos e levou o jogo para prolongamento.

Aí, parecia que ia valer o golo de Jota, aos 103 minutos, com um remate forte à entrada da área.

A Itália ainda fez o 3-3, pelo capitão Scamacca, mas Pedro Correia, recém-entrado, deu o título a Portugal. Veja o golo decisivo. 

Onze de Portugal: João Virgínia; Thierry Correia, David Carmo, Romain Correi, Rúben Vinagre; Pina, Florentino, Domingos Quina; Jota, Trincão e José Gomes.

Onze da Itália: Plizzari; Bellanova, Bettella, Zanandrea, Tripaldelli; Frattesi, Tonali, Melegoni, Zaniolo; Scamacca, Pinamonti.