Com a temporada terminada a nível de clubes, as atenções desviam-se dos palcos domésticos para o tão aguardado Campeonato da Europa, onde a seleção portuguesa aspira a repetir o feito de 2016 e erguer novamente o troféu.
No entanto, além das estrelas consagradas que fazem parte da comitiva portuguesa, um nome emergente tem conquistado cada vez mais destaque no panorama nacional: João Neves.
Desde que se juntou à equipa principal do Benfica na época passada, o jovem médio português tem demonstrado uma maturidade e habilidade impressionantes, tendo assumido um papel preponderante no esquema tático da equipa encarnada.
A sua capacidade de leitura de jogo, aliada à sua versatilidade, potencial e ainda à vontade demonstrada dentro das quatro linhas, tem impressionado não apenas os adeptos, mas também os observadores do futebol.
"Quão melhor ou mais difícil for o adversário, melhores são as decisões que tem em campo"
A sua performance culminou com a chamada de Roberto Martínez, selecionador de Portugal, para integrar o lote restrito que irá defender a seleção das quinas no Campeonato da Europa que irá decorrer na Alemanha.
No entanto, o sucesso de João Neves não passou despercebido aos olhos dos gigantes europeus, com Manchester United e Manchester City a demonstrarem um forte interesse na contratação da nova 'coqueluche' do Benfica.
Ora, sobre o momento de forma de João Neves falou o próprio selecionador nacional que, em declarações no podcast 'FIVE', de Rio Ferdinand, não poupou nos elogios ao médio do Benfica, revelando que já segue a evolução do jogador desde os sub-19.
"A partir do meio-campo consegue ter uma perceção muito boa do jogo. Contudo, houve momentos em que tivemos de esperar um pouco para termos a certeza que ele não queimava etapas, mas aos poucos, íamos vendo que ele mostrava estar preparado", começou por afirmar Martínez.
Depois de ter ganho alguns pontos junto do selecionador nacional ao serviço da seleção sub-21, João Neves foi novamente colocado à prova, desta feita ao serviço do Benfica diante do eterno rival FC Porto.
No decisivo clássico entre águias e dragões, a contar para a 7.ª jornada da I Liga (29 de setembro), o jovem médio encarnado foi eleito o Melhor em Campo, o que lhe ajudou a conseguir um lugar nos eleitos de Roberto Martínez.
"São momentos como estes que, enquanto selecionador nacional, sentes 'bem, se num jogo como este ele consegue ser o melhor em campo, então está mais do que claro que ele está preparado para ir para a Seleção'", elogiou o selecionador de Portugal.
"Quão melhor ou mais difícil for o adversário, ou mais acelerado for o ritmo de jogo, melhores são as decisões que tem em campo", confidenciou ainda Martínez.
Contudo, as palavras de Roberto Martínez não foram bem recebidas na Luz, uma vez que os adeptos benfiquistas procuram a todo o custo desviar a atenção de João Neves para que este continue a envergar a camisola das águias, uma vez que é um dos jogadores mais acarinhados pelo difícil 'Tribunal da Luz'.
Neste sentido, Francisco Benítez, antigo candidato à presidência do Benfica, interpretou as palavras de Roberto Martínez como uma força impulsionadora para uma possível venda do jovem médio.
Numa mensagem deixada na sua conta oficial do X, o conhecido sócio encarnado frisou que agora, para além de Jorge Mendes, conhecido empresário português, também o selecionador nacional utiliza a seleção como uma montra para promover jogadores.
"Mendes sempre foi conhecido por usar a seleção como montra para promover os seus jogadores e negociatas", começou por escrever Benítez, antes de apontar a seta a Roberto Martínez.
"Hoje ficámos a saber que também o selecionador se juntou à pandilha como Sales Advisor", criticou o antigo candidato à presidência das águias, numa clara alusão aos elogios do selecionador nacional à nova 'coqueluce' do Benfica.
Antes de terminar, o sócio do Benfica deixou um conselho a Martínez, pedindo ao treinador espanhol que se foque apenas nos trabalhos da seleção das quinas, e não nos jogadores que pertencem aos quadros dos encarnados e que estão ao serviço da seleção (João Neves e António Silva).
"O selecionador que se foque na Seleção Continente e não nos jogadores do Benfica", rematou Francisco Benítez.
Com o Euro 2024 no horizonte, os corações dos adeptos portugueses batem cada vez mais rápido, alimentando a esperança de testemunhar a seleção nacional erguer novamente o troféu europeu.
Com uma equipa que equilibra talento emergente e experiência, Portugal enfrenta o desafio de se destacar numa competição onde cada detalhe conta.
Sob a liderança do treinador Roberto Martínez, a seleção lusa prepara-se para competir no Grupo F, juntamente com a Turquia, a República Checa e a Geórgia.
A seleção nacional inicia a sua participação no torneio a 18 de junho, enfrentando a República Checa em Leipzig. Este será um teste crucial para a equipa das quinas, que pretende começar o campeonato com o pé direito.
Na segunda jornada, Portugal defronta a Turquia a 22 de junho, em Dortmund. Este encontro é visto como um dos mais desafiantes do grupo, dado o histórico competitivo da Turquia em torneios internacionais.
Finalmente, na última partida da fase de grupos, a equipa portuguesa jogará contra a Geórgia a 26 de junho, em Gelsenkirchen, com o objetivo de assegurar a qualificação para as fases seguintes.