Portugal
"Ferro foi injustiçado. Rótulo desaparece quando triunfar noutro lado"
2020-11-13 13:25:00
"Foi culpado em determinadas coisas em que nem tinha responsabilidade", diz Paulo Madeira

Com a iminente chegada de Lucas Veríssimo ao Benfica, Jorge Jesus deverá permitir a saída de um dos centrais, dado que ficaria, se nenhum saísse, com seis elementos para o setor defensivo.

Paulo Madeira, antigo capitão do Benfica e ex-central encarnado, admite que o 'elo mais fraco' na equação será Ferro, embora entenda que o jovem formado na Luz seja um "grande central".

"Um grande central e um central que muitas vezes foi injustiçado, foi culpado em determinadas coisas em que nem tinha responsabilidade, mas o futebol é assim", comentou Paulo Madeira.

Em declarações na Bola Branca da Renascença, Paulo Madeira salientou ainda que "os mais novos são sujeitos a uma pressão muito grande e Ferro teve um período em que teve uma pressão muito grande e não conseguiu sair dela".

O ex-defesa do Benfica Paulo Madeira entende que Ferro "ficou com esse rótulo" e considera que "isso só desaparece quando se vai triunfar para outro lado".

Já no decorrer da temporada, Jorge Jesus assegurou que conta com Ferro mas até ao momento ainda não apostou no central que já foi campeão na Luz.

"É um jovem jogador que teve dois anos diferentes em termos de rendimento. Acho que cobraram muito. O problema não foi do Ferro, foi de toda a equipa. Está a tentar beber as nossas ideias. Ele tem as suas características, não é muito rápido e estamos a tentar melhorar um pouco. Queremos que seja mais confiante. Mas respondendo concretamente à sua questão, não é um jogador para sair", disse Jorge Jesus, em outubro.

Já sobre a eventualidade do Benfica jogar num sistema de três centrais, Paulo Madeira 'torce o nariz' e lembra que isso não faz parte do ADN e histórico do emblema da águia.

"O Benfica não é um clube que se dá bem a jogar com três centrais", disse Paulo Madeira, socorrendo-se do passado para justificar esta sua desconfiança em relação a esse sistema que outras equipas já vão usando.

"Não me lembro do Benfica jogar com três centrais e as coisas terem corrido bem. Durante os anos, a tática defensiva tem sido com quatro defesas".

Com nove golos sofridos nos últimos três jogos, a defesa do Benfica tem sido muito criticada e os adeptos pedem mudanças no setor, sendo que Paulo Madeira defende Nicolás Otamendi, um dos jogadores que tem sido criticado.

"Colocam em causa a qualidade de um jogador que quando se olha para o currículo... milhares de jogadores gostariam de ter metade do currículo que o Otamendi tem."

Paulo Madeira concorda que o argentino tem cometido alguns erros mas entende que o ex-central do Manchester City saberá dar a volta por cima e voltará a mostrar serviço nos relvados portugueses.

"De facto, concordo que num ou outro lance não tem estado muito bem mas estou convencido que isto vai mudar e as coisas vão voltar à normalidade".