Selecionador Nacional abordou ainda a receção ao Chipre, que vai ter lugar este sábado no Estoril
Em jogo de preparação, Portugal e Chipre defrontam-se este sábado e Fernando Santos admitiu que será uma boa partida para dar oportunidades a vários dos elementos convocados. Em conferência de imprensa, o líder português assegurou que vai ter em atenção o estado físico dos seus jogadores.
“Este jogo do Chipre enquandra-se na perspetiva de dar uma oportunidade aos jogadores que já estão parados. Mas deste lote que aqui está alguns jogaram na semana passada, temos de gerir bem isto. Uns estão com bom ritmo, outros nem tanto”, referiu o selecionador nacional aos jornalistas, assegurando que o facto de ter seis substituições “permite abordar o jogo de uma forma diferente”.
Questionado sobre a diferença entre Portugal e Chipre, oitavo e 91º no ranking da FIFA, respetivamente, Fernando Santos foi claro na resposta e assegurou: jogar contra Portugal faz com que as equipas se superem, o que faz com que o técnico desvalorize as posições na tabela do organismo máximo do futebol mundial.
“Não podemos pensar em rankings. Já jogámos com Cabo Verde, também no Estoril, e perdemos. Já jogámos jogos particulares com a Itália e a Argentina e vencemos. Quando jogámos com equipas menos bem classificadas no tal ranking acabámos por perder. O Chipre tem qualidade e temos de ter cuidado. Estas equipas ao defrontarem Portugal, ainda mais agora que é Campeão da Europa, é um fator de motivação. É um espaço para mostrarem as suas capacidades”, disse.
Sobre os rumores e as mudanças de clube dos jogadores da Seleção, Fernando Santos não está preocupado, tendo a certeza que o foco dos atletas está na totalidade com a Seleção. “Transferências? Isso é para os clubes. Os jogadores não vão sair daqui, nem da Seleção Nacional. Essa é uma questão para os clubes. Os jogadores, aqui, preocupam-se exclusivamente com a Seleção. Aconteceu isso em França [no Europeu], e não nos afetou em nada”.
Fernando Santos deixou ainda uma mensagem a Cristiano Ronaldo, Pepe e Fábio Coentrão. Os três jogadores do Real Madrid defrontam este sábado a Juventus para mais uma final da Liga dos Campeões. “Quero que o Ronaldo ganhe [a Liga dos Campeões]. É óptimo para eles, é óptimo para Portugal. São três portugueses que podem vencer a Liga dos Campeões. Vamos torcer por eles. Que façam um bom jogo e que ganhem”, desejou.
No final, Fernando Santos assumiu que a concentração tem que ser no encontro com o Chipre, mas também tem que haver preocupação com o jogo com a Letónia, de cariz oficial. “Temos que pensar no Chipre. Vamos pensar nas duas coisas. Pensar no jogo do Chipre, analisar o Chipre, para amanhã podermos fazer um bom jogo, mas também temos que ter atenção a gestão para o jogo com a Letónia”, concluiu.