Portugal
Fernando Madureira: Biografia do adepto do FC Porto admirado por Pinto da Costa
2024-01-31 11:30:00
Fernando Madureira é líder dos Super Dragões há décadas e um "leal" a Pinto da Costa

Quem é Fernando Madureira? Conhecido por 'Macaco Líder', Fernando Madureira é o líder do grupo Super Dragões, claque do FC Porto. Há décadas que 'Macaco' é uma presença incontornável nos jogos dos dragões, despertando ainda mais a curiosidade sobre essa figura que é admirada por Pinto da Costa.

Afinal, quem é Fernando Madureira? Saiba mais nesta pequena biografia de Fernando Augusto Silva Monteiro Madureira, um portista de alma e coração que clama ao mundo e pelo mundo o seu amor ao emblema azul e branco.

Fernando Madureira: Biografia de um Super Dragão

Nascido no dia 13 de maio de 1975 na Ribeira, um dos locais mais emblemáticos do Porto, Fernando Madureira aprendeu desde cedo a ligar ao futebol e cativou-se pela bandeira portista, clube que acompanha em Portugal e no estrangeiro para todo lado.

Além de líder dos Super Dragões, Fernando Madureira é um homem popular na Invicta e uma figura conhecida não apenas pelas funções que desempenha na claque afeta ao FC Porto mas também pela forma como procura defender o Norte e o 'seu' Porto.

Para somar a tudo isso, Madureira também foi jogador de futebol, tendo competido em alguns clubes como a formação do Valadares, em Vila Nova de Gaia, mas também pelos Passarinhos da Ribeira, Castêlo da Maia, Miragaia, Rebordosa, Mocidade Sangemil ou UD Lomba.

Ídolo nos Super Dragões

Há décadas que Fernando Madureira é uma figura associada não apenas ao FC Porto mas também ao fenómeno das claques, que sempre defendeu, realçando a importância do apoio organizado aos clubes.

"Tenho uma vida de luxo mas não ganho nem declaro o ordenado mínimo. Declaro às Finanças um rendimento anual de cerca de 60 mil euros"

Com um mestrado em Gestão do Desporto pela Universidade da Maia, Fernando Madureira é tido como um ídolo para muitos entre os Super Dragões. Voz de comando da claque, 'Macaco', como também é carinhosamente tratado entre os seus pares, admite que não é uma tarefa fácil dirigir centenas de milhares de adeptos, até porque, como chegou a dizer numa entrevista ao Correio da Manhã (CM) "não há ninguém no Mundo que só faça coisas boas".

"Não tenho culpa que os Super Dragões façam noventa e nove coisas boas e isso não é notícia", disse ao CM, onde deu conta de que não apresenta sinais exteriores de riqueza além daquilo que diz que pode ter.

"Tenho uma vida de luxo mas não ganho nem declaro o ordenado mínimo. Declaro às Finanças um rendimento anual de cerca de 60 mil euros", referiu Madureira, em 2018, quando falou ao CM, onde lembrou o contexto dos portugueses.

"Nós, portugueses, gostamos de viver acima das nossas capacidades", afirmou o líder dos Super Dragões que é também um empresário da zona Norte, tendo habitações de alojamento local a render proveitos financeiros.

Fernando Madureira, do Canelas ao Belenenses

Vivendo pelo Porto e para o FC Porto e para os Super Dragões, Madureira chegou a reconhecer que as 24 horas dos seus dias nem sempre chegam para o trabalho que a claque de apoio aos azuis e brancos obriga a fazer. Mas faz por amor ao clube cuja camisola veste desde que se lembra.

É certo que também tem uma ligação muito próxima ao Canelas 2010, emblema de Vila Nova de Gaia que, nos últimos anos, passou das divisões inferiores da Associação de Futebol do Porto para a Liga 3.

Fernando Madureira é presença frequente no apoio ao clube que chegou a representar como avançado e capitão. Com o 9 nas costas, Fernando Madureira apontou vários golos pela formação de Canelas, ele que chegou a treinar no Restelo com o Belenenses.

Mas as funções de líder da claque impossibilitaram-no de se mudar para Lisboa e, assim, o avançado que começou aos 7 anos de idade a jogar mais 'a sério', deu por encerrada essa ideia de se fazer jogador, até porque Fernando Madureira diz que se sente realizado no apoio ao FC Porto, na curva, entre os Super Dragões.

Pessoa que por norma é "calma", Fernando Madureira reconheceu, em 2015, ao Record, que, por vezes, "quando lhe salta a tampa também é um bocado nervoso". "Mas 90 por cento dos casos sou tranquilo, só que 10 por cento...", admitiu Fernando Madureira, entre sorrisos.

Fiel a Pinto da Costa até no Apito Dourado

Leal a Pinto da Costa, Fernando Madureira apelida o histórico presidente dos azuis e brancos de "rei" e diz que este, pela sua vontade, só saíria quando fosse vontade do próprio Pinto da Costa, a quem reconhece méritos pelos troféus que o FC Porto tem no museu.

Assim, ao longo dos anos, são comuns as mensagens de apoio e gratidão que presta a Pinto da Costa, a quem a claque chegou, na altura em que Pinto da Costa foi ao Tribunal de Gondomar, no âmbito do processo Apito Dourado, a fazer 'guarda de honra', acompanhando o histórico líder dos azuis e brancos.

Pinto da Costa e o mestrado de Fernando Madureira

Mas de Pinto da Costa para Fernando Madureira existem também referências de admiração. De resto, o presidente dos azuis e brancos chegou a confessar que admira Fernando Madureira.

"Sou amigo de quem sou, sei com quem conto. Não tenho amizade especial com Fernando Madureira, não é meu parceiro de todos os dias. Tenho boa relação, admiro-o, porque se formou, fez o seu curso", afirmou Pinto da Costa, em entrevista à SIC.

E qual é o curso de Fernando Madureira? Pois bem, o fiel adepto do FC Porto começou por tirar a licenciatura em Gestão do Desporto, no ISMAI - Instituto Superior da Maia. Mas não parou por aí.

O líder dos Super Dragões prosseguiu os estudos e alcançou o grau de mestre. Sim, Fernando Madureira tem mestrado em Gestão do Desporto.

Qual a tese do mestrado de Fernando Madureira? "Bancada Total: uma inovação ao serviço do clube", um projeto onde defendia a entrega de uma bancada do Estádio do Dragão à claque Super Dragões, potenciando a venda de bilhetes e gerando mais receita para o FC Porto.

"Tem ajudado a ganhar campeonatos"

Fernando Madureira é, pois, uma figura incontornável das claques mas também do FC Porto das últimas décadas, levando a que, entre rivais, há quem admita curiosidade para saber "qual o verdadeiro poder de Fernando Madureira".

Numa altura em que a figura de Fernando Madureira foi contestada, levando a que fosse criada uma petição para que fosse destituído de sócio do FC Porto, na sequência de uma Assembleia Geral polémica, chegou-se a levantar a questão da importância que Fernando Madureira e os Super Dragões possam ter tido nas conquistas do FC Porto no campo. 

"O Fernando Madureira também tem ajudado o FC Porto a ganhar muitos campeonatos", chegou a dizer Diamantino Miranda sobre Fernando Madureira que, para um ex-dirigente leonino, Carlos Barbosa da Cruz, é "o presidente, de facto, do FC Porto", até porque "quem manda no FC Porto é a claque".