Portugal
"Félix no Benfica tem o colinho. Manda-se para o chão e é penálti"
2023-07-18 09:55:00
Atlético Madrid não serve, Chelsea também não serviu e as portas da Luz entreabrem-se. Fernando Mendes só vê um problema

O eventual regresso de João Félix ao Benfica ameaça tornar-se na novela de verão, num mercado de transferências que se prevê pouco agitado para os lados da Luz. Com o plantel praticamente fechado, ainda que a entrada do guarda-redes Bento esteja em cima da mesa (assim como a saída de Gonçalo Ramos), o jovem jogador do Atlético Madrid vê a luz como hipotética solução, na encruzilhada da sua carreira.

O tema alimenta debates e esta 'sealy season'. Por um lado, a maioria dos adeptos do Benfica sonha o regresso do filho pródigo. Por outro lado, antigos futebolistas analisam o fenómeno. E o tema João Félix assenta numa premissa inimaginável: um jogador que custou 126 milhões de euros é dispensado por Simeone e não suscita aparentes movimentações de mercado, num lago cheio de tubarões adormecidos.

Antigo futebolista, defesa que passou pelo Benfica, FC Porto e Sporting, Fernando Mendes encontra muitos elogios a João Félix. Mas deteta também um problema.

"Eu acho que seria um erro [voltar ao Benfica], pelas expetativas que foram criadas. Eu recordo-me o que diziam, quando ele ainda estava no Benfica, que era ‘furacão’, ‘jóia’, ‘uma versão melhorada de Cristiano Ronaldo’. Uma versão melhorada de Cristiano Ronaldo!? Tinha feito, e muito bem, uma meia dúzia de jogos pelo Benfica. Assina pelo Atlético Madrid e dizem que não era o clube indicado para ele, não é o treinador indicado para ele. Vai para o Chelsea, não é o clube indicado para ele, não é o treinador indicado para ele. Raios, qual é o clube indicado para o João Félix?", pergunta Fernando Mendes, num programa de debate da CMTV.

João Félix é "um excelente jogador"

Feito este historial curto da carreira de Félix no pós-Benfica, Fernando Mendes elogia o jovem jogador, lamentando a situação em que se encontra. "É uma pena, porque João Félix é um excelente jogador", assinala. E a situação em que se encontra tem algums contradições. Não serve para o Atlético, o Chelsea desinteressou-se, o PSG também, assim como grandes colossos. Pelo menos, a julgar pelos rumores de mercado. 

"Falava-se do Barcelona só que não tinha capacidade financeira. No entanto, o Barcelona contrata um jogador por 70 milhões. Era o Liverpool, que à priori não tem problemas financeiros, para ir buscar o João Félix por 10 ou 15 milhões de empréstimo e não vai porquê?", questiona o antigo defesa, que se vê tentado a concordar com um provável regresso à Luz. 

"Qual é o porto de abrigo dele, onde ele se irá sentir melhor? Benfica, claro. Aqui, tem tudo. É acarinhado, e bem. Tem o colinho, como costumam dizer. Manda-se para o chão e é penálti", ironiza o antigo defesa esquerdo.

Porém, apesar da ironia, Fernando Mendes lamenta a indefinição na carreira. "Custa-me dizer isto, porque o miúdo é um excelente jogador. Mas qual é o clube indicado para o João Félix? E qual é o treinador que quer o João Félix? Falou-se no Paris Saint-Germain, no Manchester City, no Bayern Munique, no Barcelona, agora falam no Liverpool… Qual é o clube e qual é o treinador, qual é?", insiste. 

Depois das perguntas, as respostas. "Só vejo um problema, tem a mania que é craque. Ele não é craque, é um excelente jogador. Quando ele mostrar o que vale e correr… Um jogador que vale 126 milhões não é só para passear a camisola, tem que dar ao cabelo como os outros dão. Cristiano Ronaldo vai fazer 38 anos, ou 39, e continua ambicioso, quer sempre mais", compara. 

Benfica será "a melhor solução" para João Félix

Separando de novo a visão irónica da realidade, Fernando Mendes considera que o regresso às origens pode ser a melhor solução para João Félix. Todavia, tem dúvidas sobre esse cenário.

"Então não havia de ser o Benfica? Também o Di Maria veio. Também outros voltam ao futebol português porque é a melhor solução para eles. Espero sinceramente que ele venha para o Benfica, para ser feliz e relançar a carreira, mas qual é o clube que vai papar isto outra vez, de dar 126 milhões ao Atlético?", pergunta.

Fernando Mendes conclui o seu raciocínio sobre o eventual regresso de João Félix ao Benfica com uma passagem por outra personagem relevante e pouco falada nesta história: Jorge Mendes. "Nós temos o maior agente de jogadores do mundo com uma dificuldade tremenda, pelo menos aparentemente, para colocar o Félix… Isto é tudo muito estranho", salienta. 

"É muito complicado o que o miúdo está a passar, aquilo não é fácil. Treinar sozinho, a incerteza, tudo a dar-lhe porrada… Agora, não é o Simeone ou o treinador do Chelsea que vai dar a volta a isto, tem que ser ele. Porque ele tem capacidade. Tem que ser ele a mostrar e a trabalhar", conclui.