Portugal
CF Santa Iria sobe ao Campeonato de Portugal em 24 horas "alucinantes"
2018-07-17 17:00:00
Clube da AF Lisboa, convidado a substituir o Sporting B, teve de responder no próprio dia. O desafio é exigente

O dia mais alucinante da história do CF Santa Iria de Azóia. Esta segunda-feira, o clube do Concelho de Loures, que na época passada terminou o Pró-Nacional da AF Lisboa em segundo lugar, atrás do Alverca, foi apanhado de surpresa com o convite à última da hora para participar no próximo Campeonato de Portugal, após a desistência do Sporting de inscrever a equipa B na competição. Mas tinha de dar uma resposta pronta. Ou sim, ou sopas, caso contrário avançava o Lourinhanense, terceiro classificado. A reação surgiu depois de muitas reuniões, e muita ponderação, e foi afirmativa. O CF Santa Iria passaria então a integrar a Série C, enquanto o Sacavense, por questões geográficas, ficaria na Série D. Mas a nova aventura do Santa Iria, e que aventura, foi decidida em 24 horas alucinantes como relata ao Bancada o diretor desportivo do clube, Cândido Dias.

"Fomos apanhados desprevenidos. O Sporting informou na sexta-feira a FPF que não ia participar no Campeonato de Portugal com a equipa B e ontem [segunda-feira, dia do sorteio] recebemos o convite da FPF, através da AF Lisboa, para integrar a competição. Tínhamos de responder no próprio dia. Calcula o frenesim que não foi. Tivemos reuniões atrás de reuniões. Fomos apanhados de surpresa. Se não aceitássemos, seria o Lourinhanense a ocupar a vaga", conta o diretor desportivo do clube ao Bancada.

Cândido Dias não deixa de tecer algumas críticas a todo este processo. "Achamos que foi tudo feito em cima do joelho, quer-me parecer que faltou um pouco de respeito pelos clubes. Há questões financeiras, logísitcas e de organização para tratar. Tínhamos um planeamento feito para o Pró-Nacional da AF Lisboa e vamos ter de alterar tudo. Mas nunca nos faltou coragem e decidimos aceitar depois de concluirmos que temos reunidas as condições para participar".

A cronologia dos factos, de acordo com Cândido Dias: "Há cerca de um mês foi do conhecimento público que o Sporting não ia participar com uma equipa B, e que iria criar uma equipa de sub-23. Quando entrou esta Comissão de Gestão, gerida por Sousa Cintra, o Sporting alterou a ideia, fez, julgo saber, uma pré-inscrição para participar no Campeonato de Portugal. O que sei é que a FPF ao dividir as quatro série tinha o Sporting na Série D e o Sacavanense na Série C".

Mas qual é a realidade do CF Santa Iria de Azóia? "Somos uma equipa totalmente amadora.O nosso capitão de equipa, o Celeste, é camionista, o guarda-redes Paulinho trabalha num armazém, o Stanic é auditor, o Telmo Oliveira é serralheiro mecânico...". "Partimos atrás dos outros. Vamos ser o carro vassoura. Vamos ver o que vai dar, mas estamos cá para pegar o touro pelos cornos".

A questão logística é um problema, embora ultrapassável. "O campeonato começa daqui a menos de um mês. Já tínhamos os jogos de preparação todos marcadios, a própria apresentação aos sócios, mas vamos ter de desmarcar alguns deles, mas estou em crer que os clubes vão perceber. Fomos apanhados desprevenidos", refere Cândido Costa que nos diz ainda que o treinador André Tomaz "tem o nível 2", o mínimo exigido para participar no Campeonato de Portugal, pelo que por aqui não haverá problema.

Os jogos do Santa Iria não vão realizar-se no Campo de Jogos Tomaz Reynolds, com capacidade para 600 pessoas, por não ter as medidas estimadas pelos regulamentos. "Vamos jogar no Estádio do Sport Grupo Sacavenense. Agradecemos o apoio do clube, que já no no jogo que realizámos frente ao Vitória SC nos facultou o campo".

Cândido Dias não esconde um "sentimento de alguma ansiedade e de algum receiro por tudo isto ser novo, um compromisso muuito exigente". O diretor desportivo revelou ainda ao Bancada que uma das próximas reuniões a ter é com os jogadores, "até porque vamos ter de alterar a carga de treinos e saber qual a disponibilidade deles para estarem presentes, já que todos trabalham".

O primeiro jogo do CF Santa Iria será a 12 de agosto e o recém-promovido recebe o Fátima. Uma estreia "abençoada".