Portugal
FC Porto vence Paços e sobe ao segundo lugar à condição
Redação
2021-03-14 23:35:00
Síntese dos jogos de hoje para a 23.ª jornada da I Liga

O FC Porto venceu hoje em casa por 2-0 o Paços de Ferreira, na 23.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, e recolocou-se a 10 pontos do líder Sporting, subindo ainda ao segundo lugar à condição.

Aproveitando que o Sporting de Braga só joga na segunda-feira ante o Famalicão, os ‘dragões’ fizeram dois golos em dois minutos em novo ‘brilharete’ de Sérgio Oliveira: assistiu Pepe aos 77 e fez ele mesmo o segundo logo de seguida.

Na ‘ressaca’ de eliminarem a Juventus nos oitavos de final da Liga dos Campeões, Sérgio Conceição não promoveu poupanças no ‘onze’ e chegou à vitória já na última fase do jogo, ante o quinto classificado do campeonato.

Se o FC Porto chegou aos 51 pontos e se colocou em segundo, o Paços é quinto, com 41, e ficou mais longe do quarteto da frente, já que o Benfica, quarto, também venceu por 2-0, no sábado, contra o Boavista.

O Braga visita Famalicão em busca de recuperar o segundo lugar, depois de os ‘dragões’ não cederem espaço para o líder Sporting, vencedor no sábado em Tondela (1-0).

O resultado negativo dos pacenses só não foi mais penalizador porque também o Vitória de Guimarães, sexto classificado, foi hoje derrotado, na receção ao Gil Vicente (4-2).

No Estádio D. Afonso Henriques, Pedro Marques (aos 19 minutos), Lourency (26), Talocha, de grande penalidade (45+3) e Lucas Mineiro (80) marcaram os golos dos visitantes, enquanto Rochinha (40) e Ruben Lameiras (78) assinaram os tentos dos vimaranenes, que jogaram em inferioridade numérica desde os 15 minutos, por expulsão de Abdul Mumin, e desperdiçaram um penálti aos 87 minutos.

Os gilistas afastaram-se da despromoção com a terceira vitória fora, interrompendo um ciclo de dois desaires para chegar aos 22 pontos, estando no 13.º posto da I Liga, agora mais distantes da zona de descida.

Para os vimaranenses, a derrota é uma oportunidade perdida de se colocarem a três pontos do Paços, seguindo em sexto, com 35, e tendo agora apenas quatro pontos de vantagem para o Santa Clara, que sábado bateu o Portimonense (2-0).

No primeiro jogo do dia, o Moreirense, oitavo classificado com 30 pontos, recebeu o Rio Ave, nono com 26, com um empate a uma bola entre as partes.

O defesa brasileiro Aderllan Santos adiantou os forasteiros, aos sete minutos, mas Felipe Pires, aos 83, salvou um ponto para a equipa da casa.