Portugal
FC Porto revela e-mails entre Adão Mendes e Paulo Gonçalves
2017-06-13 23:05:00
Francisco J. Marques pede às autoridades que investiguem e diz que o assessor da Benfica, SAD está a mais no futebol

Francisco J. Marques voltou esta terça-feira à carga e divulgou uma troca e-mails entre o ex-árbitro Adão Mendes e Paulo Gonçalves, assessor da SAD do Benfica para as questões jurídicas. Nestes e-mails, segundo o diretor de comunicação do FC Porto, qualificam o árbitro Manuel Mota como "nosso amigo". 

O responsável dos dragões começa por referir um e-mail de outubro de 2014, em que Adão Mendes, de acordo com o que sustenta, pede para se interceder em favor do árbitro Manuel Mota. "Escreve Adão Mendes a 9 de outubro de 2014: 'O nosso amigo Manuel Mota, recorreu de nota negativa no jogo Marítimo-V. Guimaraes, ao ter marcado uma grande penalidade a favor do V. Guimarães. Vi as imagens e, como outros, o Manuel Mota tem razão, temos de lhe dar nota positiva. Ele e eu apelamos ao doutor.'", referiu Francisco J. Marques, continuando com uma referência a um familiar de Adão Mendes: "E diz ele acerca do seu filho, que é árbitro. 'Sobre o Renato (filho de Adão Mendes), o Vítor Pereira nada disse até hoje, já o puseram na jarra tal como ao Manuel Mota. Abraço, não podemos dormir. Vem aí o esfolar do cabrito."

O dirigente do FC Porto divulgou depois a alegada resposta de Paulo Gonçalves: "Caro amigo, obrigado pela informação. Abraço e boa sorte" - dando conta de um novo e-mail enviado por Adão Mendes a 23 de setembro do mesmo ano ao assessor jurídico do Benfica: "Anexo três documentos que explicam o que preciso de si. Peço que ponha toda a carne no assador, como eu a ponho todos os dias por nós", citou Francisco J. Marques.

Paulo Gonçalves, fez questão de sublinhar Francisco J. Marques, tem um cargo importante no clube na Luz. "Esteve, ainda agora, na Assembleia Geral da Liga. Tem responsabilidades no Benfica, muito grandes e muito fortes. Trabalha na dependência direta do presidente e da direção."

"Isto é comprometedor para Paulo Gonçalves e para o Benfica", afirmou Francisco J. Marques, sublinhando: "Exigem-se esclarecimentos. Investigue-se. O futebol português está orquestrado pelo sr. Luís Filpe Vieira, pelo sr. Paulo Gonçalves..."

No programa "Universo Porto", Francisco J. Marques deu também conta de um e-mail enviado pelo agora árbitro de primeira categoria João Pinheiro para Nuno Cabral, na altura na Liga, e deste para Paulo Gonçalves. "Esta gente está a matar o futebol português. Pessoas como o senhor Paulo Gonçalves não podem estar no futebol português (...) O Benfica está implicado num esquema que envolve arbitragem e adultera a verdade desportiva", acusou, denunciando a alegada troca de emails entre Paulo Gonçalves e Nuno Cabral, o qual, segundo refere, "é um Adão Mendes da nova vaga" e antigo árbitro "de qualidade duvidosa em Vila Real". "Consta que ia para os cursos de árbitros saber quem era do Benfica para informar o Benfica", frisa.

"À data dos factos, Nuno Cabral era delegado da Liga. Agora, segundo o Facebook do próprio, trabalha para a Federação Portuguesa de Futebol. A Federação que explique", incitou.

"Os árbitros são marionetas nas mãos das pessoas que trabalham para o Benfica. (...) Estamos a prestar um enorme serviço ao futebol português, a desmascarar a maior mentira do futebol português", argumentou Francisco J. Marques, que citou ainda emails envolvendo o antigo presidente da Liga Mário Figueiredo.

Pedro Guerra e Adão Mendes convidados

Pedro Guerra, diretor de conteúdos da BTV e comentador televisivo, e o ex-árbitro Adão Mendes foram convidados pelo Porto Canal para abordarem o caso dos e-mails que trocaram, a propósito de arbitragem, que o director de comunicação do FC Porto tornou públicos, há uma semana, e que são objecto de um inquérito por parte do Ministério Público relativo a "corrupção de actos desportivos". Nenhum dos dois respondeu ao convite do Porto Canal, foi revelado, esta terça-feira, no início do programa Universo Porto. do Porto Canal.