O FC Porto deixou na quarta-feira a liderança da I Liga à mercê do Benfica, ao perder em Famalicão, na retoma da prova, enquanto o Portimonense pôs fim a um jejum de vários meses.
Ao fim de 87 dias sem competição, devido à pandemia de covid-19, e sem adeptos nas bancadas, a 25.ª jornada proporcionou uma surpresa em Vila Nova de Famalicão, onde o líder saiu derrotado por 2-1.
Fábio Martins adiantou os famalicenses logo após o intervalo, beneficiando de um erro do guarda-redes portista Marchesín, antes de o mexicano Corona restabelecer a igualdade para a formação comandada por Sérgio Conceição.
Contudo, a igualdade durou apenas quatro minutos, já que Pedro Gonçalves colocou o Famalicão novamente na frente e consumou o triunfo caseiro dos minhotos, que subiram provisoriamente ao quinto lugar, a dois pontos do Sporting, quarto colocado.
Depois de ter invertido o topo da classificação nas rondas anteriores, o FC Porto mantém-se no primeiro lugar, com 60 pontos, mas está agora dependente do que fizer o Benfica na quinta-feira, na receção ao Tondela, a partir das 19:15. Em caso de triunfo, os encarnados, que somam 59 pontos, saltam para a liderança da I Liga.
No entanto, foi em Portimão que se retomou o campeonato ao fim de quase três meses de paragem, com o Portimonense a superiorizar-se ao Gil Vicente, por 1-0, graças a um golo extraordinário de Lucas Fernandes, no início da segunda parte.
Sem qualquer vitória na I Liga desde a 12.ª jornada, no final de novembro, os algarvios conquistaram apenas o terceiro triunfo na prova, que lhes dá ânimo, mas não evita que se mantenham em zona de despromoção, no penúltimo posto.
Já o Gil Vicente continua a meio da tabela, no nono lugar, ainda que corra o risco de cair algumas posições, caso a concorrência mais direta saia vitoriosa nesta jornada.
A 25.ª jornada prossegue na quinta-feira com os jogos Marítimo-Vitória de Setúbal (18:00), Benfica-Tondela (19:15) e Vitória de Guimarães-Sporting (21:15).