Portugal
FC Porto recompra Galeno e paga nove milhões ao SC Braga
2022-01-31 23:20:00
Brasileiro volta ao Estádio do Dragão para envergar a camisola azul e branca

O brasileiro Galeno vai regressar ao FC Porto, clube a que esteve contratualmente ligado entre 2016 e 2019 e que pagou nove milhões de euros ao Sporting de Braga, anunciaram os dois clubes da I Liga de futebol.

"O extremo de 24 anos, que regressa ao Dragão oriundo do Braga, assinou um contrato válido até junho de 2026 e vai apresentar-se com o número 13", pode ler-se em nota dos portistas.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o FC Porto informou ainda que a cláusula de rescisão de Galeno é de 50 milhões de euros.

Também o Sporting de Braga confirmou o negócio a título definitivo, recebendo nove milhões de euros que são "referentes, apenas, aos direitos que detinha sobre o jogador", uma vez que os 'dragões' já detinham 50% dos direitos económicos do brasileiro, "limitados à mais-valia gerada pela sua transferência".

No último dia do mercado de transferências de inverno, o avançado que pode jogar na esquerda ou na direita e também mais recuado no terreno, mudou-se para os ‘dragões’, nos quais cumpriu quatro jogos e marcou um golo em 2017/18.

Pelos minhotos, cumpriu 115 jogos (24 golos), numa carreira em Portugal que começou na equipa B dos ‘azuis e brancos’ (58 jogos, 18 golos) e passou também por Portimonense (sete jogos) e Rio Ave (36 jogos, nove golos).

Os bracarenses, quartos classificados no campeonato, adiantam ainda que “o mecanismo de solidariedade conexo com a transferência é da responsabilidade do FC Porto”, sobre um atleta que, no Brasil, passou pelo Trindade e no Grémio Anápolis.

Foi em Braga que o avançado viveu os melhores momentos da carreira, depois de ‘despontar’ no Rio Ave, marcando sete golos nas duas primeiras épocas e, já em 2021/22, aumentando o pecúlio para 10.

Esta época, tinha cumprido já 24 partidas e chegado à dezena de golos, seis deles na Liga Europa, o melhor registo da competição a par do camaronês Toko Ekambi (Lyon).

Regressa ao FC Porto, que hoje também anunciou a contratação do defesa Rúben Semedo, no último dia de uma janela de transferências de inverno em que viu sair os extremos influentes Luis Díaz (Liverpool) e Jesús Corona (Sevilha), além de Sérgio Oliveira (Roma) e Nanu (Dallas), e chegar Stephen Eustáquio (Paços de Ferreira).

Citado em comunicado pelo FC Porto, Galeno mostrou-se “muito feliz por estar de volta” e assumiu a vontade de “reescrever” a ligação ao emblema do Porto, no qual vive já “sensações incríveis”.

Do lado do Sporting de Braga, esta foi nova saída no último dia do mercado, a par do defesa Raúl Silva, para o Estoril Praia, e do também avançado Mario González, para o Tenerife. Chegaram Rúben Fonseca e Isaiah LeFlore, mas para a equipa B.