Portugal
FC Porto prepara defesa dos 'Diogos' com o 'professor' Pepe
2019-05-29 15:50:00
Várias mudanças em perspetiva no eixo defensivo portista com as saídas de Felipe e Militão

Diogo Costa, Diogo Leite e Diogo Queirós. Estes são os três 'Diogos' que têm feito um caminho de crescimento nos escalões de formação no FC Porto e que podem fazer parte da primeira equipa na nova temporada. Falta-lhes o outro Diogo (Dalot), que já seguiu para Manchester na última época mas que faz parte da mesma geração.

Com a saída de Éder Militão e Felipe, o FC Porto terá de reformular o seu eixo defensivo e se é certo que toda esta juventude poderá não ser lançada 'às feras' ao mesmo tempo, a verdade é que a estrutura portista há muitos anos que vai preparando a chegada deles à primeira equipa.

Na baliza, Iker Casillas já chegou publicamente a deixar rasgados elogios a Diogo Costa. Em dezembro, o espanhol avisou que o FC Porto tem na baliza "um craque" que "vai ser um grandíssimo guarda-redes".

Depois na defesa, Diogo Queirós e Diogo Leite há muito que formam dupla de centrais, com Leite a jogar preferencialmente na esquerda, Queirós na direita, seja nas seleções seja no FC Porto.

E são eles que vão 'rivalizar' com Pepe e Mbemba, aguardando-se para saber o que pretende fazer o clube com Osorio e Jorge Fernandes, que estiveram emprestados a Vitória de Guimarães e Tondela, respetivamente.

Não está fora de hipótese que um dos 'Diogos' que joga a central possa sair para 'rodar' num outro clube, até porque poderá chegar um central para entrar diretamente no onze. 

Porém, nesta altura, a estrutura portista não descarta nenhuma das possibilidades e poderá até dar-se o caso de ficarem no plantel todos os 'Diogos', eles que estão ao serviço da Seleção Sub-20, que realiza o Mundial da categoria por esta altura.

Campeões europeus de Sub-19, Diogo Costa, Diogo Queirós e Diogo Leite carregam em si muito do que poderá ser o futuro defensivo do plantel principal portista. Até porque como diz uma velha máxima do futebol mundial... "os ataques ganham jogos, as defesas vencem campeonatos".