O FC Porto despediu-se hoje da época 2020/21 com uma goleada sobre o Belenenses SAD, por 4-0, em partida da 34.ª jornada da I Liga de futebol, em que os ‘dragões' foram dominadores.
Os ‘azuis brancos' começaram a construir a vantagem ainda na primeira parte, com os tentos de Taremi (14) e Grujic (28), selando o triunfo na etapa complementar com os golos Toni Martínez (50) e Diogo Leite (81).
Com este triunfo, os portistas, que já na jornada anterior tinham assegurado o segundo lugar, terminam o campeonato com 80 pontos, enquanto o Belenenses SAD, que já tinha o objetivo da manutenção alcançado, ocupa, à condição, o 10.º lugar, com 40 pontos.
As duas equipas apresentaram-se para este desafio a jogar pela honra e pelo maior número de pontos possíveis, mas foi o FC Porto, mesmo sem objetivos em termos de classificação, a, desde cedo, impor-se no desafio e a surgir mais perto da baliza adversária.
Os portistas, que apresentaram um ‘onze' com as principais figuras da equipa, acabaram por beneficiar de uma perda de bola de Silvestre Varela em zona proibida, para se colocarem cedo em vantagem, com Taremi, à passagem do quarto de hora, a assinar o 23.º golo da temporada em todas as competições.
Apesar da madrugadora contrariedade, a equipa lisboeta ainda tentou reagir, ameaçando o resgatar do empate com um tiro de Cassierra, que saiu um pouco lado, mas já perto da meia-hora, os ‘dragões' vincaram a superioridade no desafio chegando ao segundo golo.
O jovem João Mário surgiu no corredor direto a cruzar para Grujic, que com um remate a entrada da área ampliou a vantagem, perante um Belenenses SAD, que apesar de permeabilidade defensiva, continuava inconformado.
Ainda antes do intervalo, a equipa orientada por Petit teve duas boas chances, num remate Silvestre Varela aos ferros, e numa iniciativa de Miguel Cardoso, que Marchesin susteve.
O FC Porto, que ainda antes do descanso tinha somado uma boa oportunidade num livre de Sérgio Oliveira, reentrou forte, e depois de Grujic ter dado o mote com um remate de longe, o 3-0 acabaria por surgir aos 50 minutos, em mais um erro defensivo dos lisboetas, que Toni Martínez capitalizou com uma finalização audaz.
Com a confortável vantagem no marcador, os ‘dragões' tiraram o pé do acelerador, e passaram a gerir o desafio, perante um adversário que ainda mostrou algumas iniciativas, mas sem clarividência para corporizar uma recuperação.
Sérgio Conceição deu oportunidade para alguns jogadores menos utilizados, nomeadamente o defesa Carraça, somarem minutos, e já aos 81, deram tons de goleada à vantagem, chegando ao 4-0 final com um golo de Diogo Leite.