Portugal
FC Porto é "vítima da agressividade adversária" e fala em "caldo de cultura"
2021-02-24 12:00:00
Benfica e Sporting falam de penáltis, FC Porto diz para falarem da estatística das "expulsões"

O FC Porto mostra-se desagradado com o tratamento e mediatismo que vem sendo dado em relação às entradas em falta dos seus atletas por comparação com as dos rivais e de adversários sobre jogadores do emblema nortenho.

Os dragões queixam-se ainda que têm sido sancionados com cartões vermelhos, coisa que não verificam em relação aos rivais, apresentando até um dado para a conversa.

"Sabem quantas expulsões tem o Benfica? Zero. Não teve nenhuma. O Sporting tem uma até hoje no campeonato", disse o porta-voz do FC Porto, Francisco J. Marques, realçando que os portistas notam que se está a criar um "caldo de cultura" de que os jogadores azuis e brancos são "agressivos".

Desagradado com esta lógica do discurso que vai notando, o responsável pela comunicação portista diz que se procura "criar um caldo de cultura de que os jogadores do FC Porto são os 'feios, porcos e maus', quando eles são vítimas da agressividade dos adversários", acusou Francisco J. Marques.

Ao mesmo tempo, o diretor portista desvaloriza a 'narrativa' dos rivais Benfica ("Ao FC Porto qualquer toque resulta em penálti") e Sporting ("Em 40 minutos, Francisco Conceição já conseguiu ter dois penáltis") em relação aos penáltis a favor que têm vindo a ser marcados ao FC Porto, colocando na discussão a situação dos cartões vermelhos.

"Temos visto uma sucessão de jogos com lances de muita agressividade dos nossos adversários. A consequência é que depois o FC Porto é que acaba por ter jogadores expulsos", indicou Francisco J. Marques.

Ao mesmo tempo, o diretor dos azuis e brancos foi lamentando que, por exemplo, recentemente, a imprensa tenha destacado uma entrada de Tecatito Corona no jogo frente ao Marítimo e outra de Manafá, não se destacando o sangue na perna de Pepe, com imagens que o Porto Canal recuperou da transmissão da Sport TV.

"É esta diferença de tratamento que não se compreende", disse Francisco J. Marques, queixando-se de que Pepe, um jogador com "enorme prestígio", foi alvo de uma entrada "agressiva" por parte de um jogador do Marítimo.

FC Porto e Sporting defrontam-se no sábado, no Estádio do Dragão, no jogo que poderá ser de capital importância para a entrega do título nacional e, a respeito das decisões das arbitragens, Manuel Fernandes, uma das figuras mais prestigiadas da história do Sporting, alertou para a necessidade de o plantel de Rúben Amorim ir ao Porto com a lição estudada e evitar toques em jogadores azuis e brancos, que vão "simular" para arrancarem faltas.

"Os jogadores do Sporting têm de estar muito concentrados e evitar muitas vezes determinados contactos que, muitas vezes, são os jogadores do FC Porto que provocam porque sabem que o árbitro marca logo", disse Manuel Fernandes.