José Manuel Antunes, antigo vice-presidente do Benfica, pede atenção a Rui Costa e à estrutura encarnada depois de ter sido divulgado o castigo aplicado a David Neres que é, na ótica deste ex-dirigente das águias, uma espécie de aviso para aquilo que vai acontecer ao longo da temporada. E disse ainda não entender como se pode comparar o que disse David Neres com aquilo que disseram os jogadores portistas há cerca de um ano quando foram castigados com um jogo de suspensão também.
"É a ficção a tomar conta da realidade", começou por referir José Manuel Antunes, lembrando que o castigo aplicado aos então jogadores do FC Porto Otávio, Manafá, Diogo Costa e Fábio Cardoso foi uma "pena muito leve" em relação ao que "fizeram". "De facto comparar as duas situações e assim fazer com que o jogador [David Neres] seja afastado de um jogo onde se discute um troféu é, de facto, um sinal do que vamos esperar, de como a Liga, a Federação Portuguesa de Futebol, o Conselho de Disciplina vão tratar o Benfica neste ano", avisou Antunes.
Por conseguinte, o antigo vice-presidente do emblema campeão nacional prevê que vão tentar "fazer tudo por tudo para que o Benfica não seja vencedor".
"Nós não nos podemos esquecer que na próxima época só uma equipa estará com acesso direto à Liga dos Campeões, terá acesso a 80 milhões de euros ao contrário de outras que não vão ter acesso a nada", referiu o antigo dirigente do Benfica, certo de que a situação financeira do FC Porto vai ditar muito do desfecho do campeonato.
Assim, Antunes diz que dará para ver "como é que o FC Porto consegue mexer os cordelinhos nessas entidades todas", isto numa altura em que enfrenta uma "situação de pré-falência ou de falência total".
"De facto, isto é já o princípio do desespero para evitar a queda no abismo, que é aquilo que eu penso que vai acontecer ao FC Porto", prevê José Manuel Antunes.
"Denegriu a imagem do Benfica, o seu principal rival"
Por outro lado, o antigo vice-presidente benfiquista admite que os azuis e brancos já nem deveriam estar a competir no patamar mais alto do futebol português.
"Na minha opinião, o FC Porto deveria descer para a II Liga depois de se ter provado aquilo que foi provado em relação aos processos que têm que ver com o roubo miserável dos emails e a sua divulgação e a forma como foi feito."
Aliás, para Antunes, "em qualquer país onde a justiça prevaleça, o FC Porto já estaria afastado das competições profissionais devido à forma como utilizou, através do seu Diretor de Informação, através do seu canal de televisão, e de como denegriu a imagem do Benfica, o seu principal rival".