Os ‘dragões’ entraram com nove jogadores que trabalham diariamente no plantel de Sérgio Conceição (apenas Rodrigo Conceição e João Marcelo eram efetivamente da equipa B), mas não conseguiu evitar a reviravolta dos ‘encarnados’, na segunda parte, depois de ter ido para o intervalo em vantagem.
A ‘artilharia pesada’ dos visitantes estava a dar frutos na primeira parte e, aos 38 minutos, numa incursão de Francisco Conceição do flanco para o interior, o extremo desmarcou João Mário dentro da grande área para fazer, com tranquilidade, o primeiro golo da partida.
Os ‘dragões’ só não chegaram ao intervalo com uma vantagem mais dilatada, porque, já nos descontos da primeira parte, após mais um lance de Rodrigo Conceição, João Ferreira foi providencial a evitar que Evanilson (45+1) empurrasse a bola para a baliza.
O Benfica, no entanto, veio transfigurado para melhor na segunda parte e empatou logo a abrir, quando Úmaro Embaló, descaído sobre a direita, fez um cruzamento que atravessou toda a grande área até à cabeça de Tiago Gouveia (48), que apareceu solto de marcação, ao segundo poste, para empurrar para as redes.
O golo animou ainda mais a equipa de Nelson Veríssimo e já depois de Úmaro Embaló (51) atirar ao poste de Diogo Costa, foi o médio Diogo Mendes (72) que, num canto batido por Frimpong, ganhou nas alturas a Evanilson e a João Marcelo para dar a vitória aos ‘encarnados’.
Até ao final, o FC Porto, apesar de saber que os resultados nos outros campos lhe eram favoráveis, procurou a igualdade, mas sem discernimento, e desperdiçou ocasiões por Rodrigo Conceição (89), que permitiu a defesa de Svilar, e por Evanilson (90+6), que cabeceou muito por cima, quando tinha condições para fazer melhor.
O encontro acabou com os ânimos exaltados após o apito final e a Polícia de Segurança Pública e os dois treinadores, António Folha e Nelson Veríssimo, dentro do relvado a evitar que os jogadores se travassem de razões.
Jogo no Benfica Futebol Campus, no Seixal.
Benfica B – FC Porto B, 2-1.
Ao intervalo: 0-1.
Marcadores:
0-1, João Mário, 38 minutos.
1-1, Tiago Gouveia, 48.
2-1, Diogo Mendes, 72.
Equipas:
- Benfica B: Svilar, João Ferreira (Filipe Cruz, 84), Tomás Araújo, Kalaica, Frimpong, Diogo Mendes (Gonçalo Loureiro, 84), Vukotic (Rafael Brito, 64), David Tavares, Úmaro Embaló, Tiago Gouveia (Samu, 75) e Henrique Araújo (Daniel dos Anjos, 84).
(Suplentes: Fábio Duarte, Samuel Pedro, Luís Lopes, Rafael Rodrigues, Rafael Brito, Filipe Cruz, Martim Neto, Daniel dos Anjos e Gonçalo Loureiro).
Treinador: Nelson Veríssimo.
- FC Porto B: Diogo Costa, Rodrigo Conceição, João Marcelo, Diogo Leite, Nanu, N’diaye (Rodrigo Valente, 75), Romário Baró (Igor Cássio, 84), Fábio Vieira, Rodrigo Conceição, João Mário (Namaso, 71) e Evanilson.
(Suplentes: Ricardo Silva, Namaso, Rafael Pereira, Gonçalo Borges, Pedro Justiniano, Carlos Gabriel, Rodrigo Valente, Bernardo Folha e Igor Cássio).
Treinador: António Folha.
Árbitro: Manuel Oliveira (AF Porto).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para João Marcelo (17), Diogo Mendes (20), Kalaica (41 e 78), Francisco Conceição (83) e Svilar (88). Cartão vermelho para Kalaica (78), por acumulação, e para Fábio Duarte (90+6), direto.
Assistência: jogo disputado à porta fechada devido à pandemia de covid-19.