Portugal
FC Porto atira-se à "imprensa de Lisboa" e lembra o "condenado por racismo"
Redação
2020-12-02 09:25:00
Dragões destacam domínio, enquanto equipa lusa, no futebol europeu

O FC Porto já garantiu o apuramento para os oitavos de final da Liga dos Campeões, quando ainda tem por disputar um derradeiro duelo na fase de grupos.

Os dragões são a única equipa portuguesa em prova e têm brilhado na montra milionária europeia do futebol, situação que não deixa de ser destacada pela newsletter do FC Porto com reparos para a "imprensa de Lisboa".

"O sucesso do FC Porto na competição de futebol mais difícil do mundo está longe de ser novidade, mas não pode ser diminuído ou banalizado", salientam os azuis e brancos, referindo que os apuramentos para as fases mais adiantadas da prova dos milhões são como "o algodão [não enganam]".

Ao garantir o apuramento, o FC Porto alcançou a sua 16.ª qualificação em 24 participações na fase de grupos, um registo que suplanta o dobro do conjunto dos apuramentos de outras equipas portuguesas: o Benfica alcançou-o cinco vezes, o Boavista uma, o Sporting outra.

O FC Porto aproveita ainda para destacar as carreiras na Liga dos Campeões desde que Sérgio Conceição assumiu o comando técnico da equipa principal de futebol dos dragões.

"Se olharmos apenas ao passado mais recente, esta é a terceira qualificação do FC Porto em três participações na prova com Sérgio Conceição como treinador. É a quarta nas últimas quatro presenças na Champions, a quinta nas últimas seis."

Os azuis e brancos realçam que "estes números não têm paralelo no futebol português e colocam o FC Porto num patamar muito acima dos outros".

Até porque, no entendimento dos azuis e brancos, "uma coisa é participar nas competições europeias, outra coisa é ser um clube europeu" e, aqui chegados, a conclusão para os nortenhos é clara: "Em Portugal só há um [clube europeu]".

O FC Porto socorre-se da newsletter oficial para deixar críticas à forma como entende que vem sendo tratado pela imprensa, nomeadamente aquela que apelida de "imprensa de Lisboa".

"Se dúvidas houvesse, o desdém com que uma parte importante da imprensa de Lisboa trata o FC Porto é por si só um testemunho do nosso sucesso, sempre tão incomodativo".

Os dragões lembram que após o empate frente ao Manchester City, "um canal de televisão conseguiu arranjar maneira de dizer que os campeões nacionais foram 'goleados'", referiram, em reação a um oráculo em que uma televisão falava dos remates do City em relação aos do FC Porto.

Mas o FC Porto vai mais longe e critica ainda o que "horas antes do encontro uma outra estação decidiu" fazer ao "lançar um passatempo (ou uma provocação?) para oferta de uma camisola [de Bernardo Silva] de um adversário nosso que é conhecido internacionalmente por ter sido condenado por racismo".

Os portistas salientaram ainda que "à noite, lá tiveram de ser confrontados com a realidade que não lhes agrada. Não foram só Pep Guardiola e Fernandinho que ficaram indispostos".

Sérgio Conceição não escondeu a felicidade pelo empate diante do Manchester City, no Estádio do Dragão, que garantiu o apuramento dos azuis e brancos para os oitavos de final da Liga dos Campeões

“Objetivo conseguido com mérito. O FC Porto conseguiu aqui o 16.º apuramento para os oitavos de final em 24 ocasiões, mais do dobro de todas as outras equipas portuguesas. Elevámos bem alto no nome de Portugal”, disse Sérgio Conceição. 

Tags: