Portugal
"FC Porto assumiu que não se importa de perder um dos melhores da sua geração"
2021-06-30 18:05:00
Cândido Costa afirma que futuro de Vitinha nos dragões ficou definido “há um ano”

O futuro de Vítor Ferreira, conhecido no mundo do futebol como Vitinha, fica decidido até ao final do dia de hoje. Termina à meia-noite o prazo para o Wolverhampton acionar a opção de compra do médio emprestado pelo FC Porto, fixada em 20 milhões de euros.

De acordo com a imprensa inglesa, os ‘wolves’ não devem acionar a cláusula. A SAD do FC Porto acredita que a transferência será mesmo oficializada, como já referiu publicamente o administrador com o pelouro financeiro, Fernando Gomes. Caso tal não aconteça, os dragões têm “um plano B” para não incumprirem o fair-play financeiro da UEFA.

Vitinha está com a cotação em alta, pois foi a grande figura do recente Europeu de sub-21. É um talento para um setor que, no FC Porto, foi dominado na última época por Sérgio Oliveira e Uribe. Tudo aponta para que o médio formado nos dragões venha a deixar definitivamente o clube, seja para continuar no Wolverhampton, seja noutro emblema.

“A questão principal parece ser se o FC Porto deve olhar mais para o capítulo financeiro ou para a vertente desportiva. Essa resposta foi dada há um ano, não se enganem”, afirmou Cândido Costa, antigo jogador dos dragões.

“O FC Porto assumiu que, apesar de ser um dos melhores jogadores da sua geração, não se importava de o emprestar e depois ter os 20 milhões de euros”, recordou, garantindo que não faltarão interessados caso os ‘wolves’ não queiram Vitinha.

“Há a possibilidade de minimizar danos fruto do talento deste jogador. Se os 20 milhões não caírem, o FC Porto já terá um plano B para dar resposta financeiramente. Mas não há planos para encontrar talentos como Vitinha. Vai ser um grande jogador”, reforçou Cândido Costa, no comentário para o canal 11.

Caso tenha de regressar ao FC Porto, Vitinha corre o risco de ver o seu desenvolvimento travado. O médio não teria grandes oportunidades para jogar com regularidade, à semelhança do que tem acontecido com Fábio Vieira, ‘tapado’ por Sérgio Oliveira e Uribe.

“Enquadrar o momento de quem está no FC Porto também tem de ser colocado em cima da mesa. Sérgio Oliveira está a somar épocas atrás de épocas de grande performance, Uribe parece-me um grande médio, fala-se na possibilidade do regresso de João Moutinho, o Otávio também pode jogar no centro, Fábio Vieira também parece um prodígio...”, acrescentou.

“Vitinha faz as coisas bem e parece um menino que quer crescer, que é competitivo e não parece presunçoso. Quer estar lá dentro, quer jogar, quer coisas boas para a carreira dele. Mas há muito que o FC Porto assumiu a possibilidade de perder Vitinha. Essa decisão entre o talento e a vertente financeira foi tomada há um ano”, finalizou Cândido Costa.

Emprestado pelo FC Porto, Vitinha, de 21 anos, fez 22 jogos pelo Wolverhampton na temporada 2020/21, a maioria como suplente utilizado.