A recompra dos chamados Valores Mobiliários Obrigatoriamente Convertíveis (VMOC's) por parte do Sporting, que estava na posse de alguns bancos, permitiu ao emblema verde e branco assumir uma percentagem maior de controlo da sua SAD. O tema tem gerado polémica até porque uma dessas entidades bancárias recebeu ajudas do Estado há poucos anos.
E se há quem realce que "a culpa foi dos bancos e não foi do Sporting", pois o Sporting chegou e negociou, há vozes especializadas na área económica e financeira que lamentam o "silêncio ensurdecedor" da área política em relação a este caso.
Mas além destas críticas que são feitas aos reguladores e aos políticos, há quem lamente a forma como sportinguistas se vão gloriando pelo negócio que a SAD conseguiu fazer com a banca e como apontam o dedo a outros clubes em outras matérias. Diamantino Miranda, por exemplo, ex-jogador internacional português, criticou o comunicado do Sporting sobre o julgamento de um empresário onde os leões apontaram críticas ao Benfica, que não foi pronunciado para julgamento.
“No Sporting acham que o FC Porto já está afastado do título, viraram-se para o Benfica"
O ex-capitão encarnado diz que, ao contrário do que o Sporting diz em comunicado sobre o caso do empresário, que responde sobre um alegado caso de pedidos de favorecimento para jogadores facilitarem contra o Benfica, em 2016, “falta de verdade desportiva é clubes serem beneficiados em relação a outros em muitos milhões".
"Isso é que é falta de verdade desportiva, se não, tinham de jogar com juniores, tinham de jogar com os juniores”, vincou o antigo jogador de futebol, que falava na CMTV.
No seguimento da conversa, Diamantino Miranda ironizou. “Tem montes de perdões de dívidas de 100 milhões [o Benfica]. São 100 milhões. É negociar com a banca [risos]”, disse Diamantino Miranda.
“Os outros são todos parvos, só ali é que há bons negociantes”
Perante o comunicado do Sporting, o antigo jogador de futebol realça que se o FC Porto fosse em segundo atrás do Sporting, e não fosse o Benfica na vice-liderança, em Alvalade apontariam críticas aos dragões.
“Dá-me a sensação que se fosse o FC Porto em segundo lugar, se calhar, tinha saído um comunicado ou uma coisa qualquer contra o FC Porto. Mas como, neste momento, no Sporting acham que o FC Porto já está afastado do título, viraram-se para o Benfica. Talvez seja isso”, admitiu Diamantino Miranda.
Sobre o negócio que o Sporting fez com a banca, o ex-jogador diz que não se lembra de um negócio assim. “Nunca vi comprar caro e vender barato. Isso é que eu nunca vi”, referiu, concluindo depois: “Os outros são todos parvos, só ali é que há bons negociantes”.