Antigo treinador do Benfica, Manuel José não tem dúvidas e, sem meias palavras, aponta o dedo aos jogadores do Benfica pela forma como a distância na liderança ficou reduzida nas últimas jornadas, deixando o campeonato em clima de tensão e com um cenário de indecisão a poucas jornadas do final.
"Isto não tem que ver com o treinador, tem que ver com a falta de caráter e de personalidade dos jogadores, que não se assumem", atirou Manuel José, realçando que o técnico alemão era tido, até há umas semanas atrás, como referência do futebol praticado pelas águias.
"Primeiro renovaram o contrato com Roger Schmidt e era o melhor do mundo, agora já põem em dúvida as qualidades do treinador", observou Manuel José.
Em declarações na Renascença, o antigo treinador do Benfica, que também trabalhou no SC Braga, entende que o duelo do próximo sábado ditará o sucesso ou não do Benfica neste campeonato.
E, como tal, para Manuel José será a "hora da verdade" no relvado da Luz para Rafa Silva, João Mário, Gonçalo Ramos, Grimaldo e restantes colegas de equipa que forem a jogo.
"Está nas mãos dos jogadores", indica Manuel José, de 77 anos, salientando que mais do que as pernas, o que poderá pesar nestas fases decisivas é a questão mental.
"Estou reticente e muito curioso para ver o que vai fazer, porque é fundamental ganhar este jogo para ser campeão", avisa Manuel José, continuando a sua ideia.
"Estes jogos são muito uma questão anímica, do que forma física ou tática", salientou o treinador português, que passou pelo SC Braga entre 1986 e 1988, liderando a equipa técnica do Benfica dez anos mais tarde, entre 1996 e 1998.
SC Braga a seis do Benfica
Com mais quatro pontos do que o FC Porto, que é segundo classificado, o Benfica recebe o SC Braga no Estádio da Luz, no próximo sábado, a partir das 20h30, em jogo a contar para a 31.ª jornada da I Liga de futebol português,
O SC Braga, de Artur Jorge, vai à Luz na terceira posição, com menos seis pontos que o Benfica mas certo de que uma vitória deixará os guerreiros do Minho na rota do título.
Nos dois confrontos anteriores entre águias e guerreiros nesta temporada, os minhotos levaram sempre a melhor diante da formação treinada por Roger Schmidt.
O Benfica foi derrotado no Minho, na primeira volta do campeonato, e depois perdeu nas grandes penalidades na Taça de Portugal, depois de estar a jogar reduzido por expulsão de Bah.