Portugal
"Importante é o que temos à frente e não o que vem atrás", diz Conceição
2021-04-21 12:45:00
"Falar de projetos é tudo uma tanga, é tudo uma tanga", revela o técnico sobre mudanças de treinadores

Sérgio Conceição promete "dar luta" até final do campeonato sem olhar para o que está para trás, focando-se apenas no que aí vem e o que tem pela frente. O treinador do FC Porto surgiu sorridente na sala de imprensa, nesta quarta-feira, para projetar o embate frente ao Vitória, que se jogará amanhã, no Estádio do Dragão, e até provocou algumas gargalhadas na plateia com algumas das suas palavras e pensamentos. "Venho para aqui e parece que estou a falar com os atletas [risos]", comentou Sérgio Conceição, a dado momento, provocando gargalhadas na plateia, quando traçava o raio x do próximo adversário.

Mais à frente, Sérgio Conceição foi confrontado com o número seis que, nesta altura, marca a vida azul e branca, já que seis são os pontos de vantagem para o Benfica e seis são os pontos de atraso para o líder Sporting. Aos jornalistas, o técnico dos azuis e brancos deixou claro que o FC Porto só olha para a frente. "Pensamos na conquista dos três pontos em cada jogo. Não é novidade para ninguém. Todos os treinadores pensam assim e eu não fujo à regra. Para nós, importante é o que temos à frente e não o que vem atrás, nos seis pontos", referiu Sérgio Conceição, destacando que "a tabela classificativa é o que é".

"Temos que vencer os nossos jogos", indicou o treinador do FC Porto, sendo depois questionado sobre as sucessivas mudanças de treinadores no campeonato nacional, falando especificamente do Vitória, que tem agora Bino Maçães, mas aproveitando para falar sobre a realidade dos treinadores nos clubes.

"Quando as coisas não correm bem há um elemento que paga sempre, o treinador. Um e a equipa técnica. Não há tempo. Falar de [pausa] projetos é tudo uma tanga, é tudo uma tanga. Não existe projeto nenhum. Com dois ou três resultados negativos as pessoas deixam de ter paciência. Se acreditam verdadeiramente no treinador, podem acontecer dois ou três resultados negativos. Mas é o que se vê no futebol h+á muitos anos".

Em conferência de imprensa, Sérgio Conceição detalhou ainda que "quando se tem crença e se acredita no trabalho de determinada pessoa tem que existir paciência. No futebol, acredito que os dirigentes têm pressão dos adeptos e de toda a imprensa e cedem a essa pressão e trocam de treinadores", referiu.

Sérgio Conceição pediu ainda para que os jornalistas vejam "quantos treinadores portugueses de qualidade que não treinam", comentou ainda o treinador do FC Porto, fazendo votos que os colegas de profissão rapidamente voltem ao ativo.

Relativamente à Superliga Europeia, Sérgio Conceição remeteu o assunto para as palavras de Pinto da Costa. "Muita gente já se manifestou, nomeadamente o nosso presidente, e, a partir do momento em que o líder máximo do clube se manifesta, temos de concordar e não falar por cima", disse Sérgio Conceição antes do próximo jogo dos azuis e brancos.

Perante a insistência dos jornalistas com questões sobre a Superliga, Conceição reforçou a ideia. "Já respondi sobre isso. Não me quero alongar muito sobre isso. O pensamento é o Vitória."

O FC Porto defronta o Vitória, no Estádio do Dragão, nesta quinta-feira, em duelo relativo à 28.ª jornada da Liga NOS, a partir das 21h00.