O Sporting é o primeiro classificado do campeonato, mas os leões têm sido alvo de críticas por parte dos rivais, nomeadamente por causa de um erro de arbitragem que o próprio Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol admitiu publicamente, ao concordar que um golo apontado por Paulinho diante do Casa Pia, em Rio Maior, não deveria ter sido validado.
Contudo, ao longo do campeonato, outras situações polémicas de arbitragem têm acontecido e Fernando Mendes, antigo jogador de futebol e confesso adepto do Sporting, diz que, por exemplo, nesta altura, o FC Porto terá mais pontos do que aqueles que deveria ter, reportando-se a um lance em que Diogo Costa, guarda-redes do emblema azul e branco, travou Dener, do Portimonense, na área do FC Porto. Para Fernando Mendes, haveria razão para que fosse assinala grande penalidade e, seguindo por aquilo que diz ser a lógica de críticas ao Sporting, então diz que o dragão "tem dois pontos a mais" na tabela.
"Também posso deduzir, segundo tenho ouvido algumas críticas, que o FC Porto neste momento tem dois pontos a mais do que deveria ter", afirmou Fernando Mendes, comentando um lance que aconteceu aos 33 minutos na grande área do FC Porto, quando Diogo Costa saiu a punhos e tocou no jogador Dener, do Portimonense.
"Foi aos 30 minutos e dificilmente o FC Porto dava a volta, como normalmente falam do jogo do Sporting com o Casa Pia e de um golo aos três minutos", observou o antigo jogador de futebol, em declarações na CMTV, onde prosseguiu a sua ideia na análise ao lance ocorrido no Estádio do Dragão.
"Questionam que pode ter influência no final do campeonato. Como questionam o golo do Paulinho do Sporting e ainda houve 90 e tal minutos...", prosseguiu Fernando Mendes.
"Alguns sabem que se não fosse aquele golo do Paulinho o jogo terminava empatado ou [Sporting] perdia o jogo. Já ouvi que tem pontos a mais", concluiu Fernando Mendes.
Nesta altura, no que à classificação do campeonato português diz respeito, o emblema de Alvalade segue com 22 pontos na liderança, sendo que o Benfica é o segundo classificado, com 21 pontos.
Já o FC Porto, de Sérgio Conceição, está no terceiro posto, com 19 pontos somados até agora na I Liga, ao passo que os dragões têm o SC Braga logo atrás.
A formação minhota, orientada por Artur Jorge, está com 16 pontos alcançados até este momento no campeonato nacional, decorridas que estão oito jornadas.