Portugal
"Existem sempre os vencidos da vida, coitados. Honra seja feita a Varandas"
2021-02-02 15:55:00
"Gosto de lembrar investimentos feitos por alguns competidores que nem chegaram aos nossos calcanhares"

Antigo presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sporting, Abrantes Mendes está feliz da vida com a carreira dos leões no campeonato e espera que o jejum de quase 20 anos possa, por fim, terminar, com Rúben Amorim.

Mas o ex-dirigente leonino pede calma e tranquilidade, pois a margem para os rivais existe mas é preciso encarar cada jogo como se fosse uma final. "É pensar jogo a jogo e as contas fazem-se no fim", avisou Abrantes Mendes, aproveitando a boa onda verde e branca para lembrar que existirão sempre aqueles que vão criticar esta direção de Frederico Varandas.

"Já estão a mostrar resultados mas existem sempre os vencidos da vida, coitados, o que haveremos de fazer? Estão sempre a dizer mal, a dizer mal, sempre a pensar no passado, independentemente de ser A, B ou C."

Abrantes Mendes realça que, para ele, o importante é o Sporting e não quem está na liderança do emblema de Alvalade. "Eu sou do Sporting, não sou do presidente A, B ou C. Esta direção está a fazer um bom trabalho e é preciso incentivá-la para continuar. Não estou a pensar no D. Sebastião que ainda não veio. Não me interessa absolutamente nada. O Sporting vale mais que isso tudo".

O antigo membro dos corpos sociais do Sporting avisou ainda que irá manter o seu apoio a esta direção liderada por Frederico Varandas e à equipa de Rúben Amorim.

"Continuarei a apoiar esta direção, esta equipa. Isto é que interessa. Há coisas que já passaram. O que interessa é o futuro", referiu Abrantes Mendes, desvalorizando eventuais ecos de contestação com os investimentos feitos por Varandas nas contratações de Amorim ou, recentemente, no avançado Paulinho.

"Há sempre quem goste de dizer que são investimentos brutais. Eu gosto sempre de lembrar investimentos feitos por alguns dos nossos competidores que nem chegaram aos nossos calcanhares. Portanto, a mim o que me interessa é que os investimentos sejam selecionados. São de acordo com as necessidades da equipa", analisou Abrantes Mendes.

A transferência do futebolista internacional português Paulinho do SC Braga para o Sporting é a mais cara da história dos leões, com o clube lisboeta a pagar 16 milhões de euros por 70 por cento do passe.

No último dia de transferências no mercado de inverno, o Sporting oficializou a contratação de Paulinho ao SC Braga, que recebeu o avançado esloveno Sporar por empréstimo até ao fim da época 2020/21, com opção de compra de sete milhões e meio.

A mudança de Paulinho acontece cerca de um ano depois de Rúben Amorim ter feito viagem semelhante, por valores que, na altura, motivaram críticas de vários quadrantes leoninos.

Para Abrantes Mendes, Frederico Varandas estava certo. "Honra seja feita a Varandas. Ele sempre teve fé. Os resultados têm sido excelentes", admitiu o ex-dirigente, na TSF, numa posição acompanhada por Torres Pereira, ex-líder da Comissão de Gestão, que admitiu que Rúben Amorim foi o "jackpot" que saiu ao Sporting.

"Tem uma perspetiva muito mais fresca, acredita na juventude e isso é importante. O Sporting sempre foi conhecido pela sua escola", detalha Abrantes Mendes, em reação aos jovens que o técnico tem lançado na primeira equipa de Alvalade.