Estado físico de Coentrão e ter representado o Benfica não impedem Fernando Mendes e Postiga de validar contratação
Fábio Coentrão está de malas feitas para voltar a Portugal para representar o Sporting e os ex-leões Fernando Mendes e Hélder Postiga, contactados por Bancada, aprovam a contratação, mas com uma ressalva. Para mostrar o seu melhor, o lateral esquerdo do Real Madrid contratado em 2011 ao Benfica, e que chegará por empréstimo do clube merengue a Alvalade, tem de estar bem fisicamente. E dizem ainda que Jorge Jesus foi “pedra-chave” para convencer o jogador.
O antigo lateral esquerdo dos leões Fernando Mendes não tem dúvidas de que Fábio Coentrão “é o melhor lateral português” da atualidade, pelo que avalia a iminente contratação como uma “mais-valia” para o Sporting da próxima temporada. “A suceder, será uma contratação acertada”, diz, com apenas uma ressalva: a condição física do jogador. “Tem tudo para correr bem se estiver em boas condições físicas, mas tudo indica que sim”.
Hélder Postiga, antigo avançado do Sporting entre 2008 e 2011, lembra que nos dois últimos anos Coentrão “tem tido muitas lesões, não tem sido fácil para ele, tem jogado pouco”, mas não vê nisso um problema. “Existem pré-épocas para devolver a boa condição física aos jogadores”, diz, pelo que desvaloriza os poucos minutos (292) de Coentrão na época passada no Real Madrid. “Ele terá no Sporting um treinador [Jorge Jesus] que o conhece bem, que pode retirar dele o máximo, e que foi o elemento chave nesta contratação, a concretizar-se”.
A mais-valia técnica que Coentrão poderá acrescentar ao jogo do Sporting terá muito a ver com o facto de ser “um jogador que dá amplitude ao jogo da sua equipa. Defende bem, ataca bastante bem, é o lateral ideal para uma equipa grande. Jorge Jesus exige imenso aos laterais e Coentrão encaixa bem”, assevera Fernando Mendes. “Tem muito talento e se estiver bem é um elemento que pode preponderante nas saídas para o ataque, abre muito terreno à frente”.
A possibilidade de poder vir a treinar com o treinador que o lançou para a ribalta na posição de lateral esquerdo, que o levou em 2011 a trocar o Benfica pelo Real Madrid, foi, para Fernando Mendes uma das razões para Coentrão aceitar este novo desafio, para além da garantia que terá sido dada pelo técnico leonino de poder jogar com regularidade, o que lhe permite ainda sonhar com uma presença no Mundial da Rússia. “Jorge Jesus ter trabalhado com ele acabou, claro, por ter influência. Foi ele que descobriu a posição de lateral esquerdo para o Fábio”.
As dúvidas do universo leonino
A iminência de Coentrão vestir de verde e branco agitou o universo leonino que se dividiu quanto à chegada do jogador a Alvalade. Sobretudo pelas declarações feitas há dois anos, em que garantiu que um eventual regresso a Portugal seria só para o Benfica, num altura em que rumores o apontavam ao Sporting. “Contrariando rumores de que irei jogar no Sporting, e apesar do respeito que tenho pelos clubes portugueses, em Portugal só jogo no Benfica”. A sua condição física também é colocada em questão.
Fernando Mendes, que passou pelos três grandes, não acredita que esta reprovação do universo leonino seja um problema. “Os jogadores hoje em dia já estão habituados. Passam um pouco ao lado disso. Os projectos é que aliciam. E deu-se a circunstância de ser o Sporting a mostrar interesse nele numa altura em que precisa de jogar com regularidade”.
Hélder Postiga representou FC Porto e Sporting e também desvaloriza as possíveis críticas dos adeptos leoninos à chegada de Coentrão a Alvalade. “É normal que assim seja. São dois clubes rivais [Benfica e Sporting], dois clubes que lutam pelos mesmo objetivos. O Benfica foi um clube onde o Fábio teve um grande papel. De início, é natural que haja algum atrito, discussões, mas com o tempo esse assunto vai ser ultrapassado”.
Fábio Coentrão tem vivido momentos conturbados no Real Madrid por força dos problemas físicos que o afastaram, por exemplo, do último Europeu de França. Antes já tinha interrompido a sua presença no Mundial de 2014 ao sofrer uma lesão muscular no jogo com a Alemanha. Em 2016/17 fez apenas 6 jogos num total de 296 minutos com a camisola dos merengues, depois de ter estado emprestado ao AS Mónaco onde fez 19 jogos e marcou 3 golos. Para Fernando Mendes, o facto do defesa ter jogado pouco nos últimos anos não produzirá efeitos contrários às expetativas que Jesus tem na sua contratação. “Quase de certeza que o Fábio não estará na forma ideal, mas isso recupera-se com alguma facilidade. Começar de início, com uma boa pré-época, ajuda-o a ganhar a forma mais rapidamente”.