Portugal
"Eu não acho que o Rúben Amorim seja o Paulo Bento"
2023-01-24 09:55:00
"Se alguém se lembrar de renovar com o Rúben Amorim por 10 anos eu sou contra", avisa deputado André Pinotes Batista

Rúben Amorim renovou contrato há pouco tempo com o Sporting mas é frequentemente questionado nas conferências de imprensa sobre a sua continuidade em Alvalade. André Pinotes Batista, conhecido adepto leonino e deputado na Assembleia da República, assume que começa a ficar desgastado com a insistência na questão que se coloca reiteradamente ao técnico leonino.

"Há uma coisa que é muito importante para mim e para o Sporting e que eu queria salientar. O Rúben Amorim chegou ao Sporting em março de 2020. Ainda não fez três anos que o Rúben Amorim está no Sporting e ele tem contrato até 2026", começou por explicar André Pinotes Batista, realçando que não entende a insistência da imprensa nesta questão da continuidade de Rúben Amorim.

"Eu não percebo o porquê de semanalmente [perguntarem isto a] alguém que ainda lhe falta mais tempo de contrato do que o tempo em que está no Sporting, que até está em quarto lugar", disse o conhecido deputado, deixando no ar uma questão.

"Qual é a obsessão de lhe perguntarem se ele continua num sítio onde ele diz que está feliz?", questionou o associado verde e branco André Pinotes Batista.

O conhecido deputado e sócio sportinguista diz que fica "perplexo" com este tipo de abordagens sobretudo "num momento em que o Sporting está mal e [no qual] foi renovado o contrato ao seu treinador".

"Taça da Liga não salva nada, o Sporting joga para ser campeão"

"Deixa-me dizer sobre o Sporting que a Taça da Liga não salva nada, o Sporting joga para ser campeão, outra coisa é perguntar-me o que eu, como sócio do Sporting, sinto quando olho para a tabela. Aquele não pode ser o nosso lugar ", observou André Pinotes Batista.

"Porquê estar sempre com esta obsessão se ele continua, se vai cobrar dinheiro?", perguntou o conhecido adepto dos leões, que falava em declarações num programa de desporto da CMTV. Aí, o deputado socialista destacou também que "o Sporting não está nada bem e ninguém se pode dar por contente com isto".

"O atraso do Sporting não foi de agora. Foi de um arranque de época horrível", salientou, dizendo que a continuidade de Rúben Amorim, se for avaliada pela tabela classificativa do campeonato português "o Rúben Amorim que me perdoe mas nem era preciso ir à rua".

"Se fosse pela tabela classificativa, ele tinha que sair. Mas não é isso que o Rúben Amorim nos dá. Ele dá-nos estabilidade. O Rúben Amorim é um treinador que está a prazo como todos os treinadores", argumentou, explicando que vencer a Taça da Liga mas ficar em quarto no campeonato é uma época de "fiasco".

"Amorim não é Paulo Bento"

Por outro lado, André Pinotes Batista esclareceu que não alinha em comparações entre Paulo Bento e Rúben Amorim.

"Eu não acho que o Rúben Amorim seja o Paulo Bento porque o Paulo Bento era um esteio de estabilidade, conseguiu muitos segundos lugares, mas o Rúben Amorim é mais novo e está também em formação", referiu Pinotes Batista, acreditando que Amorim terá sucesso em Alvalade.

"Se o Rúben Amorim continuar com o compromisso que tem, vai-nos dar mais títulos. Mas um quarto lugar e uma Taça da Liga é um fiasco. Sem a Taça da Liga é um fiasco maior", atentou, testemunhando ainda que, a seu ver, não faz sentido pensar em Rúben Amorim no clube de Alvalade daqui a "10 anos".

"Quem é que diz ao Rúben Amorim que é desejável que ele seja treinador do Sporting? Se calhar não é. Poderá haver uma altura em que o Rúben Amorim seguirá a sua vida e o Sporting, que é uma instituição secular, seguirá a sua. O Sporting não é o Sporting Clube do Rúben Amorim, é o Sporting Clube de Portugal", esclareceu o deputado, concluindo a sua ideia a este propósito.

"A minha satisfação com o Rúben Amorim tem que ver com estabilidade e ver alguém que tem um objetivo de futuro. Agora, não queiram fazer depender tudo do Rúben Amorim, nem o Rúben Amorim acha que tudo roda à volta dele. E portanto, não ponham tudo a rodar à volta do Rúben Amorim porque isso só serve para baralhar coisas que não são para baralhar. Um treinador a renovar por 10 anos? Era um ato de gestão danoso. Se alguém se lembrar de renovar com o Rúben Amorim por 10 anos eu sou contra e acho que o Rúben Amorim também deveria ser e acho que é".