Portugal
"Eu assustei-me. Li que o FC Porto tinha sido campeão em 2023"
2024-01-04 11:25:00
"Parece que queriam a taça, a verdadeira, porque campeão foi o Benfica. Assustei-me", diz Diamantino Miranda

Alguma imprensa tem dado destaque ao nível de pontuação que o FC Porto somou em 2023, declarando mesmo o FC Porto como 'campeão' do ano. Diamantino Miranda, antigo capitão dos encarnados, diz que ao ler algumas coisas até temeu que fossem ao museu do Benfica buscar o troféu de campeão nacional 2022/2023 ou pensou mesmo em ligar para a Luz para que os atuais responsáveis do Benfica devolvessem a taça.

"Li que o FC Porto tinha sido campeão do ano de 2023. Estive para telefonar para o Benfica para devolver a taça. A taça de campeão do ano passado", ironizou Diamantino Miranda, confessando que, como adepto do Benfica, na sequência do destaque dado aos dragões, até teve receio de que o museu do Benfica pudesse ficar mais vazio.

"Parece que queriam a taça, a verdadeira, porque campeão foi o Benfica. Assustei-me", insistiu Diamantino Miranda, em declarações na CMTV, onde deu conta de pensou mesmo que o troféu, que repousa na Luz desde maio de 2023, ia deixar o Museu Cosme Damião.

"Assustei-me. Queres ver que o Benfica vai ter de devolver a taça?", interrogou-se Diamantino Miranda, que falava sobre a possibilidade de o Benfica não vender algumas das suas pérolas para lutar pela conquista do título.

"É bom que o António Silva fique não para reconquistar o título mas para revalidar o título", vincou Diamantino Miranda, certo de que a SAD das águias deve manter os jogadores que entende que são peças-chave na estratégia de Roger Schmidt.

"Acho que o Benfica faz muito bem em não deixar sair os seus melhores jogadores", disse ainda Diamantino Miranda para quem o Benfica tentará "revalidar" o título e não reconquistar, visto que é, nesta altura, o detentor do título.

A conversa de Diamantino Miranda apareceu na sequência da contagem de pontos apenas no período do ano civil de 2023. Em 35 jornadas realizadas no ano de 2023, e repartidas por duas temporadas (2022/2023 e 2023/2024) o FC Porto foi a equipa campeã nacional.

De resto, Vítor Pinto, que estava no painel com Diamantino Miranda, chegou a apelidar nas páginas do Record o FC Porto como "campeão de 2023" face aos pontos que os portistas conquistaram.

O emblema da cidade Invicta arrecadou um total de 87 pontos, mais do que Benfica (86 pontos), Sporting (83 pontos) e SC Braga (79 pontos). De resto, os portistas venceram 80 por cento dos jogos que disputaram no ano de 2023 no campeonato português.