Portugal
"Este Paris Saint-Germain em termos europeus tem sido uma desilusão"
2022-10-10 12:55:00
"O Paris Saint-Germain já tem estes jogadores há alguns anos e na Liga dos Campeões nem cheirou", diz Octávio Machado

O que vale este Paris Saint-Germain na Liga dos Campeões? Essa tem sido a questão que se faz na cidade luz, capital de França, onde o Benfica jogará nesta terça-feira. Octávio Machado, treinador de futebol e antigo timoneiro de Sporting e FC Porto, socorre-se da experiência no desporto-rei para comentar as performances do clube parisiense na Champions League e destaca que não tem visto uma equipa 'poderosa' dentro do relvado ao nível daquilo que é a folha de vencimentos e contratações milionárias.

De resto, Octávio Machado lembra que o emblema detido por um fundo de investimento do Qatar conta com estrelas mundiais no balneário há vários anos, mas o sonho da conquista de um troféu na Liga dos Campeões tem sido sucessivamente adiado época após época.

"O Paris Saint-Germain já tem estes jogadores há alguns anos e na Liga dos Campeões nem cheirou. Tinha que lá estar sempre e isso não acontece", recordou Octávio Machado, sublinhando que nomes de jogadores, por si, não ganham jogos, destacando ser necessário fortalecer o capítulo coletivo da formação de Paris.

"Os outros trabalham mais, os outros funcionam como equipa. Este Paris Saint-Germain tem três jogadores extraordinários na frente, mas depois quando aparece uma equipa que sabe ter a bola, que joga, que vai lá...", frisou Octávio Machado.

O antigo treinador de FC Porto e Sporting, que em Alvalade foi também recentemente diretor-geral, nota que o Paris Saint-Germain "na prática não chega lá."

"Têm uma constelação de estrelas mas como equipa é muito complicado", destacou Octávio Machado, assumindo mesmo que "este Paris Saint-Germain em termos europeus tem sido uma desilusão".

O Paris Saint-Germain é detido desde o ano de 2011 pelo QSI, um fundo de investimento do Qatar que comprou o clube francês. Desde então, Nasser Al-Khelaïfi tornou-se o presidente do clube. 

A Paris têm chegado em todas as janelas de transferências jogadores com estatuto de estrelas mundiais, com destaque mais recente para Leo Messi, Neymar Jr. e Kylian Mbappé que formam um tridente atacante de muitos milhões de euros.

Apesar do forte investimento que a equipa gaulesa tem sofrido ao longo dos anos, desde o seu ataque ao seu setor mais recuado, baliza incluída, até ao momento o Paris Saint-Germain ainda não conseguiu alcançar o principal objetivo que Nasser Al-Khelaïfi traçou desde que assumiu os destinos do clube de Paris: vencer uma edição da Liga dos Campeões da UEFA, pelo menos, embora tenha sempre pertencido ao lote de favoritos.