Portugal
"Este ano o colinho já está a exagerar"
2023-01-12 09:50:00
"Ser levado ao colo por VAR ainda faz mais confusão, mas enfim", lamenta antigo dirigente dos leões Paulo Andrade

O dérbi de domingo no Estádio da Luz 'aquece' e de Alvalade continuam a chegar relatos de descontentamento em relação às arbitragens. Depois de Dias Ferreira, antigo presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sporting, ter dirigido uma crítica às arbitragens agora é a vez do também antigo dirigente Paulo Andrade velar reparos às performaneces dos árbitros que estão nos estádios e aqueles que ficam na Cidade do Futebol na função de VAR.

"Este ano o colinho já está a exagerar. Ser levado ao colo por VAR ainda faz mais confusão, mas enfim", declarou Paulo Andrade, dizendo que tem um "nó na garganta" em relação à Taça de Portugal e ao Varzim, que afastou o Sporting e foi depois afastado pelo Benfica da Prova Rainha.

Porém, faz notar o antigo dirigente verde e branco, na ocasião o Sporting não teve um árbitro que "ajudasse", aproveitando para, de forma indireta, fazer referência ao jogo recente do Benfica na Póvoa, no qual os poveiros se queixaram da arbitragem.

"Perder com o Varzim faz-me confusão mas também não tive um árbitro que me ajudasse. Perder com o Varzim, efetivamente, nem com árbitro nem sem árbitro", determinou o antigo dirigente dos leões, que falava em declarações num programa de desporto da CMTV, onde insistiu nas críticas às arbitragens.

"Quer dizer que não tive dois penáltis perdoados, é só isso que quer dizer", argumentou Paulo Andrade, apontando ainda 'baterias' para Hélder Malheiro, árbitro do recente embate dos leões contra o Marítimo, para o campeonato, que a turma treinada por Rúben Amorim perdeu por 1-0.

"Poderia ter sido ele [Hélder Malheiro]. Ele é artista", concluiu Paulo Andrade, mostrando-se desagradado e descontente com o registo das arbitragens nesta época.

"Com esta ladroagem na arbitragem não vale a pena"

Aliás, esta tem sido uma semana marcada por fortes críticas de sportinguistas às arbitragens. O antigo presidente da Mesa da Assembleia Geral Dias Ferreira chegou mesmo a dizer, recorde-se, que não tem boas previsões para o duelo da Luz no próximo domingo.

"Com esta ladroagem na arbitragem não vale a pena perspetivas", assinalou o antigo dirigente dos leões, juntando a sua voz a outras críticas que também têm saído do universo verde e branco.

Manuel Fernandes, lenda do Sporting, desabafou na Sporting TV, recentemente, que os "árbitros não merecem nada". "O que me intriga nos árbitros portugueses é a forma como encaram o Sporting", comentou Manuel Fernandes.

"Há muitos anos que perderam o respeito pelo Sporting"

Na ocasião, o antigo capitão dos leões disse que no jogo entre o Casa Pia e o FC Porto viu "um árbitro a fazer tudo, até a marcar uma falta vergonhosa no último minuto a favor do FC Porto para ver se dava golo".

Manuel Fernandes disse também que tem estado "a estudar esses pormenores". Só que, as arbitragens "ao Sporting não" fazem esse tipo de situação.

"Há muitos anos que perderam o respeito pelo Sporting e a arbitragem portuguesa é má; sempre foi", rematou Manuel Fernandes, também ele desagradado com o contexto da arbitragem.