Os adeptos do FC Porto andam encantados com a goleada aplicada ao Benfica e os do Sporting, que venceram o clube da águia recentemente para a primeira mão da Taça de Portugal, também se mostram radiantes com o resultado que saiu do Estádio do Dragão e que deixou o leão mais confortável na luta pelo título.
O Sporting é líder e poderá alargar essa vantagem, se vencer o jogo em atraso que tem em Famalicão, depois da derrota do Benfica no Estádio do Dragão frente ao FC Porto.
Luís Campos Ferreira, antigo deputado na Assembleia da República e adepto do Sporting, reconheceu na Antena 1 que estava a torcer pelo FC Porto no clássico contra o Benfica. Ou seja, esperava por uma "mãozinha" portista, mas não contava com "a mão toda".
Sportinguista queria "mãozinha" do FC Porto e não contava com "a mão toda"
"Eu não vou negar que estava à espera de uma mãozinha. Não contava era com a mão toda. Isso é que eu não contava", atirou Luís Campos Ferreira.
Por outro lado, o sportinguista salientou que Roger Schmidt não tem a popularidade que já teve entre os adeptos do Benfica, anteriormente.
"A questão de fundo relativamente a isto, se me permitem, começa a haver uma antipatia generalizada em relação ao treinador do Benfica", disse o ex-deputado. Assim, esre espera que o descontentamento não venha a escalar para outros patamares.
"Que não ultrapasse zonas da vida que devem ser respeitadas por ser estrangeiro, que seja uma visão correta e meramente futebolística daquilo que ele é capaz", apelou Campos Ferreira.
"Ele é treinador do Benfica mas nunca conseguiu ser treinador dos benfiquistas mesmo quando foi campeão", observou o sportinguista no olhar para o contexto do rival da Segunda Circular.
"Nunca houve empatia generalizada", insistiu Campos Ferreira, comentando algumas das opções que Roger Schmidt tem vindo a assumir no Benfica.
"O Benfica está sem lateral-esquerdo mas já vai no terceiro e todos eles caros, nesta época. Já vai na terceira compra e continua a meter um central, que até é bom central", lamentou o sportinguista, deixando reparos à questão dos avançados. Até porque, recorde-se, Schmidt até já foi a jogos sem uma unidade de referência na frente.
"São precisos três avançados para o modelo de jogo do Schmidt? Há mau planeamente e este mau planeamento tem impactos na questão financeira e no balneário", disse, certo de que pode ser difícil ao treinador gerir várias opções.
E face a isso, Campos Ferreira diz que é preciso perceber o que está a acontecer. "Foi o treinador que quis assim, alguém acima dele não deixaria, deveria ter triado".
"Há erros de raiz que não sei se é só o treinador responsável", admitiu ainda o adepto sportinguista Luís Campos Ferreira sobre Schmidt que tem sido alvo de críticas pelos resultados mas acima de tudo por opções como na questão de Morato.
Em relação ao central que tem sido adaptado como defesa do lado esquerdo, há quem note, por exemplo, que no Dragão Morato fez Francisco Conceição parecer "Maradona".